A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou, ainda no ano passado, o número de consultas em ortopedia, após aumento do quadro efetivo de profissionais no Centro Municipal de Saúde (SMS). Com isso, houve redução de quase 80% na fila de espera por um atendimento na especialidade.
– Trabalhamos sempre para aumentar o número de consultas e exames e para reduzir as filas de espera nos atendimentos. O Centro Municipal de Saúde é um importante serviço de referência em Gravataí, onde a nossa comunidade pode contar com um amplo e moderno espaço de saúde – destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
A ampliação de médicos especialistas garantiu maior celeridade nos atendimentos. A especialidade de ortopedia é responsável por tratar, diagnosticar e acompanhar lesões que acometem todo sistema locomotor do ser humano, o que inclui doenças e traumas que afetam músculos, articulações, ossos e ligamentos. No último agosto, por exemplo, ao menos 646 consultas em ortopedia foram realizadas no CMS.
O local atende pacientes encaminhados pelas unidades de saúde municipais. Atualmente, há cinco ortopedistas no serviço, o que reflete no andamento dos atendimentos na especialidade e na consequente redução no tempo de espera para uma consulta. Até o início do último ano, o serviço contava com três traumatologistas que atendiam em ortopedia. A equipe do Centro foi ampliada com a chegada de mais dois médicos.
A maior oferta de atendimentos especializados é uma iniciativa do Programa Avança Atenção Especializada, a partir da SMS, que objetiva aumentar e qualificar o acesso a procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. Além disso, tem o propósito de gerir o acesso de consultas e procedimentos especializados.
Entre as ações permanentes do programa, estão a elaboração de novos protocolos assistenciais e novas contratações de consultas, exames e procedimentos, bem como a implantação de soluções de inovação. Também fazem parte das atividades a contratação de mutirões e melhorias nas estruturas físicas, a exemplo da nova sede do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual (CRVVS), a ser entregue ainda neste ano.
Centro Municipal de Saúde
Complexo de saúde especializado do município, o Centro Municipal de Saúde conta com diversos serviços à população. Com encaminhamentos via unidades de saúde, o espaço atende, em média, 7 mil pessoas mensalmente.
Dentre os serviços que compõem o CMS, estão o Centro de Diagnóstico, o Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq), o Centro de Atenção à Saúde do Idoso e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Além disso, o CMS possui o Centro de Especialidades Médicas, que oferece serviços de cardiologia, endocrinologia, pneumologia, dermatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia.
Além disso, as especialidades de cardiologia, gastroenterologia, neonatologia, neurologia, otorrinolaringologia e pneumologia contam com atendimentos médicos pediátricos. O serviço também conta com fonoaudiólogo adulto e pediátrico, a partir dos 4 anos de idade.