BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Diferente de 2022, Nedy assume governo de ruptura; a dúvida é o ‘quando’ e não o ‘se’

Nedy, as pick ups com DJ Cabeção: vice aguarda notificação da Justiça para reassumir função de prefeito. Foto: Reprodução Redes Sociais

Especulação sobre condição de saúde do vice não deve afetar troca de comando no governo assim que prefeitura for notificada sobre o impedimento do prefeito

Após a decisão do TRF4 que afasta novamente Jairo Jorge das funções de prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques aguarda apenas a notificação judicial sobre o impedimento do titular para assumir, de fato, o governo. Longe dos holofotes, em tratamento hospitalar devido a infecção por uma bactéria, o vice já conversa como novo comandante do governo – e prepara mudanças.

No início da tarde, o boato de que as condições de saúde de Nedy haviam piorado correu a cidade ao lado da informação sobre o afastamento do prefeito. Enquanto a decisão do TRF4 restou confirmada, a piora de Nedy tombou desmentida. Uma pessoa próxima confirmou ao blog que ele está no hospital apenas para receber o tratamento para a infecção e que, assim que precisar, deixa o local para desempenhar suas funções. Sua situação de saúde requer cuidados, mas não seria tão alarmante quanto propagam alguns detratores.

Ao repórter Juliano Piasentin, do Grupo Sinos, Nedy disse que está “sedento” para voltar ao governo e “mostrar como se administra a cidade com responsabilidade e honestidade”. 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | TRF4 decide por novo afastamento de Jairo Jorge

CANOAS | 30 por R$ 1,8 bi: Canoas e os projetos para trazer uma fatia do PAC do Lula para cá

A expectativa é de que Nedy receba a notificação do impedimento de JJ entre esta sexta, 24, e a próxima segunda, 27. Há uma dúvida sobre como essa notificação deve ser encaminhada: se pode ser apenas por e-mail, como uma correspondência comum, ou se precisa ser assistida por um oficial de Justiça. Em todo o caso, com a decisão do TRF4 já conhecida pelos advogados de Jairo Jorge, ele já não pode mais estar a frente dos atos de governo – o que implica em celeridade na convocação do vice. É por isso que ainda há dúvidas sobre o ‘quando‘ Nedy assume, mas nenhuma sobre o ‘se‘ assume.

Núcleo Nedy deve voltar

Diferente de 2022, a chegada de Nedy ao poder é em clima de animosidades mútuas e não de continuidade. O núcleo político que o assessorava até março, com Polyanna Perinazzo e Felo Uequed, deve voltar e formar a linha de frente da nova gestão. A expectativa, ainda não confirmada, é a de que Nedy receba a cadeira de prefeito sem nenhuma demissão encaminhada e tenha que fazê-las como um dos seus primeiros atos de governo. Por um lado, isso é o indicativo de que o governo Jairo Jorge não pretende ser dissolvido por si mesmo nem deixar que seus secretários atirem a toalha; o plano parece ser o de dar a Nedy a fatura com o ônus da ruptura.

Já para os partidos aliados dos atuais inquilinos do paço, esses dias a mais podem representar a chance de permanência. E podemos apostar que todos, com raras exceções, querem ficar.

Em política, rei morto é rei posto – mesmo os caídos ou afastados.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade