Para aliados do vice, assunção do presidente da Câmara como prefeito desrespeita a Lei Orgânica do Município
A interpretação é de cada um até a Justiça diga quem tem razão. E isso pode acontecer ainda esta semana se o caso da posse do presidente da Câmara de Canoas, Cris Moraes (PV), como prefeito após o afastamento do titular, Jairo Jorge for contestada pelo vice, Nedy de Vargas Marques.
LEIA TAMBÉM
Essa busca pelo tapetão já foi até informada por assessores e pelo advogado de Nedy, Rodrigo Schmitt, mas ainda não tomou forma. A estratégia, por enquanto, é cercar a posse de Cris de dúvidas. Politicamente, o caso embaralha a governabilidade do próprio Cris. Apesar de ser vereador, o parlamento se mobiliza por constâncias e não por interinidades – e, como interino, será difícil para ele ensaiar uma maioria.
As questões levantadas por Nedy sobre a posse de Cris também criam a expectativa sobre qual passo o vice dará nos próximos dias. E isso impõe aos atuais ocupantes do passo uma quota extra de ansiedade; não sabendo que tiro virá, deixam Nedy com a vantagem da surpresa, e, de novo, isso amplia a instabilidade para quem opera a política no paço.
Ainda teremos mais capítulos nessa saga.
A seguir, confira a íntegra da nota distribuída por assessores de Nedy na tarde desta segunda-feira, 27, a respeito da posse de Cris Moraes como prefeito:
Posse do Presidente da Câmara como Prefeito Interino de Canoas desrespeita a Lei Orgânica do Município
O vice-prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, esclarece que, em desrespeito à Lei Orgânica do Município, o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Cris Moraes, tomou a decisão de assumir como prefeito interino de forma unilateral, sem nenhum contato pessoal ou por meio oficial com ele ou sua assessoria, sem sequer consultar a sua condição para assumir o cargo. Portanto, foi uma decisão arbitrária, golpista e ilegal, que desrespeita a ordem sucessória legal.
Nedy buscará, por meio de medidas judiciais cabíveis, assegurar o cumprimento da Lei Orgânica do Município, que garante a sua posse como prefeito municipal.
O vice-prefeito reforça estar plenamente apto a assumir suas responsabilidades, conforme atestado por laudo médico.