Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Farroupilha, de Gravataí, entregaram cartas de Natal no Lar de Pessoas Idosas Nossa Senhora Medianeira. A ação faz parte do projeto intergeracional, formado por um grupo de pessoas com diferentes idades, chamado Correio do Coração.
Os estudantes receberam uma lista com o nome dos idosos e cada um escolheu uma pessoa para direcionar a sua cartinha. Os critérios de escolha que os alunos usaram foram os mais variados, como o nome “igual ao do meu avô” ou nome “igual ao meu”, por exemplo.
Além das cartinhas, os estudantes também ensaiaram e apresentaram músicas de Natal e Ano Novo para os idosos.
– Foi um momento muito especial, ficamos todos emocionados. Quando recebi o senhor Clóvis, que me passou o propósito do projeto, acolhi com muito entusiasmo e alegria. Foi lindo levar um momento de alegria para os vovôs e vovós – relata a diretora da escola Maria Angelita Barbosa.
Projeto Correio do Coração
Inicialmente as cartinhas eram entregues às pessoas idosas, por meio de um carteiro particular, o assessor de políticas públicas para a pessoa idosa, Clovis Evangelista, que recebeu o nome de Carteiro do Coração.
Atualmente, participam do projeto três escolas municipais: Suely Silveira Soares, João Goulart e Farroupilha. As cartas são entregues nos lares Nossa Senhora Medianeira, Santa Rita de Cássia e Cora Coralina.
Dos 20 lares para pessoas idosas que são participantes do projeto, 17 ainda receberão as cartinhas pelo Carteiro do Coração.