SAÚDE

Gravataí intensifica medidas para ampliar os índices de vacinação no município e aumenta cobertura de imunizantes do calendário infantil

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificou as medidas para alavancar os índices de vacinação no município ao longo de todo o último ano. Conforme dados do Ministério da Saúde, o município atingiu a meta preconizada em oito dos dez imunizantes recomendados para crianças menores de 1 ano de idade, resultado de diversos fatores adotados pelas equipes das 29 unidades de saúde do município.

Entre as vacinas que atingiram a meta de 95% do público-alvo na cidade, estão imunizantes que protegem contra a poliomielite, pneumocócica e DTP (difteria, tétano e coqueluche). Além disso, a vacina BCG – que protege contra as formas mais graves da tuberculose e que deve ser aplicada ao nascer -, atingiu índice de cobertura de 94%, acima dos 90% recomendados pelo Ministério da Saúde.

Entre as medidas realizadas pelas unidades de saúde que tiveram sucesso e contribuíram para o aumento dos índices de vacinação, estão ações como a busca ativa de crianças com doses em atraso, a ampliação do horário das salas de imunização e a vacinação extramuros. A parceria entre unidades de saúde e escolas municipais, além disso, mostrou-se fundamental para a atualização das cadernetas de vacinação.

O município também fortaleceu ações para elevar as coberturas vacinais da população adolescente e adulta. Para tanto, disponibilizou os imunizantes em eventos como Rua Aberta e Fearg, bem como levou imunização em escolas municipais e estaduais para estudantes do horário noturno, que muitas vezes não conseguem acessar os serviços de saúde durante o dia. A SMS também realizou, ao longo de um mês, uma capacitação e atualização em sala de vacinas com profissionais que atuam nas unidades de saúde municipais.

Em Gravataí, toda unidade de saúde possui um local específico para a imunização. Nos locais, mais de 20 imunizantes são ofertados, de forma a proteger crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Apenas para crianças e adolescentes menores de 15 anos, são ao menos 19, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. As doses também estão à disposição sempre que necessário para a população. De segunda a sexta-feira, o horário de vacinação segue conforme o funcionamento das unidades de saúde.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade