Durante o temporal do dia 16 de janeiro, muitos foram os casos em que o telhado das residências sofreu danos. Em Cachoeirinha, um levantamento da Defesa Civil municipal estima que pelo menos 2 mil casas sofreram alguma avaria. A maioria delas, de acordo com os dados, foi no telhado. Por este motivo é preciso fazer revisões esporádicas na sua casa.
De acordo com Samantha Bender, engenheira civil da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos (SMISU), falhas no projeto ou na aplicação de telhados podem causar enormes transtornos para toda a obra.
– Qualquer problema na fase de concepção de projeto, na execução de telhados pode acarretar enormes transtornos para a edificação e até mesmo uma posterior correção se torna uma grande dificuldade. Transbordamento ou penetração de água, entupimento das calhas ou condutores, envelhecimento das telhas ou madeiras e danos causados pela ação do vento são alguns dos problemas mais comuns – explica.
Em caso de tempestade, o vento exerce duas forças, uma para baixo e outra para cima. A força exercida para baixo, normalmente causa danos em telhas grandes, como o modelo trapezoidal, as metálicas, que por fim acabam tortas e mais fundas. De outro lado, a força exercida para cima, denominada de sucção, poderá causar a extração do telhado, ou seja, ele vai literalmente voar.
É preciso fazer manutenção
A engenheira civil alerta para a necessidade de cuidado constante.
– Faça manutenção preventiva no telhado antes da época das chuvas. Confira se existem telhas quebradas ou trincadas e troque-as. Veja se as telhas estão bem fixadas e, caso não esteja, fixe-as. Limpe as calhas com frequência, para evitar que elas não consigam escoar a água da chuva – diz.
Outro ponto importante é a contratação de pessoas especializadas.
– Hoje em dia há um fenômeno, que cresceu bastante durante a pandemia de Covid-19, das pessoas fazerem as coisas por conta própria. O que acontece é que, em se tratando de uma construção, há a necessidade de conhecimento. Por isso, é preciso atenção e cuidado que só quem é da área sabe fazer – alerta.
É importante sempre estar seguro e visar a segurança da construção. Com relação à obras, sempre que há dúvidas, é possível consultar.
– Dentro da estrutura de fiscalização, há o que é de responsabilidade das secretarias municipais e outras questões que são dos conselhos, tanto de arquitetura, como de engenharia. Quando a pessoa tem dúvida, o melhor caminho é buscar a Ouvidoria do município e fazer o seu questionamento. Se for algo que o município pode fiscalizar, será feito. Do contrário, a pessoa recebe a orientação de quem procurar – finaliza.
A OUVIDORIA
Em caso de dúvidas, busque a Ouvidoria Municipal
Endereço: Av. Gen. Flores da Cunha, 2209.
Fone: 51-3041-7175
Horário de Atendimento: De segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h
A dúvida também pode ser protocolada pela Internet, no site https://cachoeirinha.atende.net/cidadao/pagina/ouvidoria