Em meio aos recentes temporais que assolaram a cidade, os efeitos do descarte irregular de lixo têm se mostrado cada vez mais evidentes. O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Cachoeirinha, Cléo Pereira, alerta para os problemas causados por essa prática, que vão desde entupimentos de bueiros
até o represamento de água em arroios, culminando em inundações de residências.
– Encontramos acúmulo nos bueiros, o que impede o escoamento adequado da água da chuva. Isso resulta em inundações que poderiam ser evitadas com a colaboração da população – destaca o secretário.
Cléo ressalta que a cidade dispõe de dois ecopontos destinados ao descarte responsável de diversos tipos de resíduos, incluindo móveis, eletrodomésticos e entulho de limpeza de pátios. Esses locais são estrategicamente distribuídos para facilitar o acesso da população.
– A conscientização é fundamental. Todos podemos contribuir para a preservação do meio ambiente e a prevenção de desastres. Ao utilizar os ecopontos, estamos não apenas evitando problemas imediatos, mas também preservando a qualidade de vida das gerações futuras – afirma Cléo.
O coordenador do Ecoponto Parque da Matriz, Rafael Cabeleira, relata o aumento significativo no movimento durante o final de semana.
– Recebemos muitos moradores que trabalham durante a semana. A maioria com telhas e galhos de árvores – diz.
MAIS DICAS
Para orientar a população, a Secretaria disponibiliza informações sobre o que pode e o que não pode ser levado aos ecopontos:
Posso Levar
Pequenas quantidades de entulho, madeira, plástico, metal, vidro, papel e papelão, móveis e eletrodomésticos.
Não Posso Levar
Grandes quantidades de entulho de construção, lixo doméstico, lixo hospitalar ou de serviços de saúde (dentistas, clínicas veterinárias, clínicas estéticas etc.) e lixo industrial.
Confira os locais dos ecopontos
Os ecopontos funcionam todos os dias da semana das 7 às 19 horas.
Rua Ary Rosa dos Santos, 131, no Parque da Matriz
Rua Lindolfo Wagner, S/N, na Granja Esperança