A candidatura de um outsider pode tirar o prefeito Cristian Wasem (MDB) do volante do favoritismo na eleição para a Prefeitura de Cachoeirinha.
O conhecido empresário João Dedão, dono do CFC Ritter, admite a possibilidade de ser candidato a prefeito em 2024.
– Partidos estão me procurando. Com uma boa coligação, posso sim ser candidato. Cachoeirinha precisa algo diferente – disse ao Seguinte:, nesta sexta-feira.
Ex-dirigente do Centro das Indústrias, era o empresário que o PL dizia ter estacionado em suas fileiras para defender o legado de Bolsonaro – apesar de Dedão não aceitar ser enquadrado no ‘bolsonarismo raiz’.
Já filiado ao PL do vereador Mano do Parque, o empresário já participou de conversas com PSDB, Cidadania e Solidariedade, do vereador Deoclécio Melo.
Uso o termo outsider porque Dedão nunca ocupou cargos públicos, apesar de ter concorrido pelo PPS (hoje Cidadania) a prefeito de Cachoeirinha em 2012, quando com 2 mil votos ficou em quarto lugar na reeleição de Vicente Pires (PSB) por 72% dos votos.
Sobre o impacto na reeleição de Cristian, resta o obvio: uma candidatura do PL pode atrair o bolsonarismo e dividir votos no campo da direita.
Do campo de Lula, o candidato único até o momento é o vereador David Almansa (PT), que pode ter o ex-prefeito José Stédile (PSB) como vice; leia em Almansa + Stédile para Prefeitura de Cachoeirinha, com a bênção de Paulo Pimenta; A Real Politik e o Ser Político.
Ao fim, Dedão confirma ter vontade de concorrer. E o PL quer apresentar candidatura própria.
Aguardemos.
Conhecendo a história da política de Cachoeirinha, certeza apenas que, se a aposta no empresário se dá pelo dinheiro que tem o dono do CRF Ritter, teremos pela frente o risco de um acidente político.
O empresário não distribui seu dinheiro como ração para seus cães ou a quirera que trata as galinhas em seu sítio.