O Conselho Municipal de Habitação (CMH) aprovou o Fundo de Aluguel Social destinado às famílias de Cachoeirinha afetadas pelos eventos climáticos ocorridos no dia 16 de janeiro.
O fundo disponibilizará um auxílio mensal de R$ 700, exclusivamente para despesas de aluguel, com o objetivo de prover moradia temporária a essas famílias dentro do município.
Todas as edificações/famílias já foram visitadas. Agora serão analisadas as edificações para aluguel.
Nesta primeira etapa, foram selecionadas as residências de 15 famílias que, a partir desta segunda-feira, 26, passarão pela inspeção pelo setor técnico. Após a aprovação, será possível formalizar o contrato de aluguel.
– Estamos empenhados em assegurar que essa assistência chegue às famílias mais necessitadas e continuaremos trabalhando para oferecer todo o suporte necessário durante este período difícil – disse a secretária Neka Fagundes.
O processo para solicitar o benefício do Aluguel Social envolveu o preenchimento de um cadastro na Secretaria Municipal de Habitação, Laudos de interdição da Seplan ou Defesa Civil, seguido por uma vistoria do imóvel realizada pelo setor técnico da secretaria, composto por duas assistentes sociais e um arquiteto. A inspeção das residências está sendo realizada em colaboração entre a Habitação, a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e a Defesa Civil.
A concessão do benefício foi baseada em um relatório elaborado por um arquiteto e um assistente social, deliberado pelo Conselho Municipal de Habitação e homologado pela Secretaria Municipal de Habitação, em cooperação com as demais entidades mencionadas.