Pela primeira vez, a Acadêmicos de Gravataí sagrou-se campeã da Série Ouro do Carnaval de Porto Alegre com 239,9 pontos. A escola desfilou na primeira noite e levou para o Porto Seco o tema “A Trupe da Onça Negra apresenta: No palco da fantasia entra em cena a Commedia Dell’Arte”. A apuração dos votos dos 32 jurados ocorreu na segunda-feira, 26, no Complexo Cultural do Porto Seco.
– Esta vitória é resultado de muito esforço e mostra que fazemos um Carnaval profissional – disse o presidente da escola de samba, Anderson Silva.
O prefeito Luiz Zaffalon e o vice-prefeito Dr. Levi Melo estiveram na quadra da Acadêmicos de Gravataí para comemorar o título inédito para a cidade.
– Este é o terceiro ano de parceria da atual gestão com a Acadêmicos e conquistamos o título. Parabéns à direção e a todos que se dedicaram incansavelmente nesta empreitada. É um título mais que merecido – disse o prefeito Luiz Zaffalon.
A disputa incluiu as 18 agremiações que se apresentaram nas noites de sexta-feira, 23, e sábado, 24. Os jurados avaliaram oito quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasias, alegorias, evolução, mestre-sala e porta-bandeira.
LEIA TAMBÉM
Acadêmicos de Gravataí é a grande campeã do Carnaval 2024; Veja o desfile em fotos
Como foi o desfile
Confetes na passarela comemoraram a passagem da Acadêmicos de Gravataí. A era medieval deu as caras logo no carro abre-alas, que chegou de forma imponente com um enorme dragão.
A alegoria também apresentava um castelo, acoplado, com integrantes representando o triângulo amoroso vivido pelos clássicos Colombina, Pedrolino e Arlequim em meio aos festejos da realeza.
Além do figurino colorido de seus personagens, a Commedia Dell’Arte possuía outra característica muito peculiar: o uso de máscaras, que também apareceram em peso ao longo do desfile. Dois membros da escola cruzaram a Avenida inteira em pernas de pau.