A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC), abriu as inscrições para o credenciamento nº 1/2024 de novos(as) oficineiros(as) culturais. Os interessados devem realizar o preenchimento do formulário até o dia 5 de abril, às 17h, sendo somente para CNPJs de direito privado com ou sem fins lucrativos.
São oito vagas distribuídas entre as áreas de Artes Visuais, Culturas Populares, Dança, Música, Teatro (infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto) e mais duas vagas para Oficinas Descentralizadas. Serão avaliados o currículo, experiência e as propostas de oficinas dos(as) candidatos(as).
O secretário adjunto de Governança, Comunicação e Cultura Rodrigo Silva diz que é crucial reconhecer o papel fundamental que os projetos culturais desempenham no enriquecimento da comunidade e no fortalecimento da identidade local.
De acordo com ele, ao fomentar e dar continuidade a essas iniciativas, o município não apenas valoriza sua história e diversidade cultural, mas também promove o desenvolvimento econômico e social, criando oportunidades para artistas locais e estimulando o acesso da população a experiências culturais enriquecedoras.
– Além disso, ao investir em projetos culturais contínuos, o governo municipal demonstra seu compromisso com a promoção da criatividade, da inclusão e do bem-estar de seus cidadãos, contribuindo para a construção de uma comunidade mais vibrante, resiliente e conectada – diz.
Com remuneração mensal, as oficinas têm previsão de início das aulas em maio de 2024 e encerramento em dezembro deste ano. A fim de concorrer, o representante legal do CNPJ deve atender, obrigatoriamente, às condições de participação abaixo:
– CNPJ e representante legal do CNPJ domiciliados no município de Gravataí;
– CNPJ não estar em débito com a Administração Pública Municipal, Estadual ou Federal;
– Representante legal do CNPJ não ser estagiário, servidor público efetivo ou comissionado ou funcionário terceirizado da Administração Pública Municipal de Gravataí Direta ou Indireta;
– Não ser CNPJ gerido pelos serviços sociais do Sistema “S” ou pela Prefeitura de Gravataí.
Esta seleção, que ocorre de forma on-line, é o primeiro passo no processo da iniciativa que visa fomentar a economia criativa do município, profissionalizar e remunerar trabalhadores da cultura pela prestação de serviços formativos na área artístico-cultural e promover o acesso da comunidade a oficinas gratuitas de práticas artísticas.
As inscrições são realizadas pelo portal da Prefeitura: https://bit.ly/oficineirosculturais.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3600.7345 e pelo e-mail mapacultural@gravatai.rs.gov.br.