A Defesa Civil de Cachoeirinha se prepara para fortes chuvas que estão previstas para os próximos dias. No último sábado, já foram registrados 78 mm de precipitação. Apesar de alguns pontos de alagamento, não foram registradas nenhuma ocorrência mais grave no município. Nesta segunda-feira, a chuva retornou ao município, e a previsão indica que choverá muito mais, com volumes acima dos 100 mm.
Quanto à situação dos arroios e pontos de alagamentos, a Defesa Civil tem estado em monitoramento constante e realizado medições desde o dia 26. Com as precipitações de sábado, o nível dos arroios aumentou. Embora não haja o registro de casas invadidas pela água, por medida de segurança, a Defesa Civil orientou o deslocamento de 8 pessoas temporariamente até que as águas escoassem. Não houve registro de desabrigados, desalojados, quedas de árvores ou postes.
Com as chuvas previstas, a Prefeitura está atenta ao risco de cheias, em especial do Arroio Sapucaia, onde desembocam as águas do Rio dos Sinos.
No que diz respeito às medidas adotadas, a Defesa Civil, em conjunto com outras secretarias municipais, como Infraestrutura e Limpeza Urbana, Mobilidade e Segurança, tem fornecido orientações aos moradores, realizando vistorias e sinalizando vias públicas. Os pontos de alagamento estão sendo mapeados e repassados à diretoria de Saneamento para intensificar as ações de melhoria do escoamento de água. Além disso, lonas foram entregues a 4 famílias afetadas.
A Defesa Civil permanecerá em plantão para monitorar arroios e famílias ribeirinhas, enquanto as casas de bombas estão operando normalmente.
– Ressaltamos que, devido às ações preventivas implementadas desde o ano passado, temos observado uma redução significativa no número de incidentes relacionados a eventos climáticos – disse Vanderlei Marcos, diretor da Defesa Civil de Cachoeirinha.
Vanderlei destaca ainda que o governo municipal tem investido em equipamentos, veículos e no aumento do efetivo da Defesa Civil, além de qualificar a equipe e implementar planos de contingência, como a Comissão Permanente de Atuação em Emergências.