Decreto coloca Gravataí na lista de municípios atingidos no maior evento climático no RS das últimas décadas
Em edição extraordinária publicada no último domingo, 5, o Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública em Gravataí. Com validade de 180 dias, o documento coloca a Prefeitura de Gravataí sob o mesmo guarda-chuva do Governo Estadual.
De acordo com o secretário de Obras Públicas Guilherme Ósio, o município atendeu aos critérios técnicos do procedimento legal e prepara cadastros e registros para finalização da homologação do evento junto ao estado do Rio Grande do Sul.
“Com a homologação do Estado, Gravataí poderá habilitar programas específicos, solicitar recursos de limpeza urbana, assistência social e também a liberação do FGTS, por exemplo. O assunto está sendo tratado com responsabilidade e técnica, para cumprimento de todas etapas no menor tempo possível para auxiliar nossa população”, explica.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Paulo Roberto, a Prefeitura de Gravataí tem se demonstrado cada vez mais organizada e eficiente na busca por recursos.
“Nós seguimos, desde o dia 30, quando se instalou o desastre, nas ações de resposta com toda a estrutura da Prefeitura, voluntários e demais órgãos estaduais. Mesmo com tudo o que passamos e os registros já feitos, ainda precisamos comprovar nossos danos e prejuízos e dimensionar o evento em nossa cidade para podermos ter acesso aos recursos federais e ajudar a cidade a reestabelecer”, explica.