Iniciativa faz parte do Programa de Saúde Mental, coordenado pelo SESMT, da Smat
Há mais de três anos, a Prefeitura de Gravataí viabiliza o Programa de Saúde Mental, que atua em prol da saúde mental do trabalhador. Coordenado pelo Serviço Social do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), ligado à Secretaria Municipal da Administração, Modernização e Transparência (Smat), o projeto está com uma iniciativa de prestar atendimento emergencial psicossocial aos trabalhadores públicos de Gravataí, o que inclui estagiários, celetistas e estatutários.
O projeto tem como objetivo oferecer acolhimento, promover a humanização e utilizar a psicoterapia para reduzir os níveis de ansiedade e estresse, especialmente neste período, em que o Rio Grande do Sul ainda encontra-se fortemente castigado pelas enchentes e fortes chuvas das últimas semanas. Mesmo aqueles que não tenham sofrido prejuízos diretamente podem experienciar sofrimento mental e emocional.
O Programa de Saúde Mental é mediados pelos psicólogos Jerto Cardoso e Ana Helena de Ávila e pelas assistentes sociais Imara Rinkevicius e Priscilla Maduell Santos. Os profissionais lembram que Gravataí possui servidores oriundos de outros municípios fortemente atingidos pelas fortes chuvas, tais como Porto Alegre e Canoas, o que reforça a necessidade e importância do projeto. O Projeto Emergencial teve início no último dia 10 de maio e deverá continuar enquanto perdurar a calamidade pública no Estado. Após isso, o Programa de Saúde Mental dará continuidade aos atendimentos de pacientes regulares já pertencentes ao programa.
Como solicitar
– Os pedidos de atendimento poderão ser feitos por meio do Google Forms https://forms.gle/RvZWqEjbaHNrAusp8 ou pelo telefone (51) 3600.7333, que também funciona como canal de WhatsApp;
– As assistentes sociais serão responsáveis pelo acolhimento e atendimento social, promovendo orientações quanto a recursos e direitos, além de ser realizado campanhas em prol das necessidades materiais neste momento;
– Os psicólogos conduzirão os atendimentos psicológicos emergenciais;
– Os atendimentos poderão ser realizados online ou presencialmente.