A Secretaria Municipal de Educação (SMED) informa que houve um aumento significativo na procura de vagas nas escolas municipais por conta das enchentes que afetaram o município no mês de maio. Na semana passada, foram recebidas cerca de 80 novas solicitações de segunda a sexta-feira, diretamente na Central de Vagas.
Essas solicitações abrangem tanto aqueles que já faziam parte da rede e solicitaram transferência devido ao alagamento em suas regiões, quanto pessoas que estavam abrigadas em casas de parentes e amigos e que agora decidiram permanecer no município. A média diária de atendimento na central tem sido de 15 a 20 pessoas. Muitas dessas pessoas estão alugando ou comprando casas, principalmente na zona norte da cidade.
No momento, está sendo ajustada a demanda, pois muitos ainda aguardam para verificar o estado de suas residências antes de decidir permanecer no município. Além disso, há crianças que estão em abrigos e precisam de vagas escolares. Embora não haja uma porcentagem exata, estima-se que o aumento seja de aproximadamente 0,57%. Acredita-se que o número de matrículas aumentará em mais de 1%.
A SMED está trabalhando na elaboração de atas para salas modulares e no mapeamento das necessidades de vagas.
“Para atender ao aumento da demanda por vagas, estamos implementando diversas ações, como o mapeamento dos abrigos para identificar a necessidade de vagas por faixa etária e documentação, verificação da possibilidade de ampliar o quadro docente para apoio em salas de aula, estudo do impacto financeiro, e estudo e finalização das atas para salas modulares”, explica a secretária Municipal de Educação, Isabel Fonseca.