Em noite de casa cheia no Quiosque da Cultura, Gravataí contemplou sete projetos no Prêmio Dana de Artes Visuais. O evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC), foi financiado pela empresa Dana com o apoio da Sogil e do Colegiado Setorial de Artes Visuais do RS e está na sua 8ª edição.
Com projetos nas áreas como desenho, fotografia, arte digital e pintura, o prêmio que teve como tema ‘Territórios Locais e Territórios Expandidos’ foi destinado para artistas de Gravataí e demais cidades do Rio Grande do Sul.
Presente na cerimônia, o vice-prefeito Dr Levi Melo salientou a atenção dada à cultura nos últimos anos.
“Felizmente, hoje em Gravataí, a cultura também é prioridade. Estamos empenhados em fomentar a arte e a cultura na cidade e tornar mais acessível para a população e com maior valorização dos nossos artistas”, destacou.
Secretário da SMGCC, Giulliano Pacheco, salientou que é um ano de muito trabalho para a área cultural na cidade.
“Não somente pelos desastres climáticos, mas 2024 é um ano de trabalho intenso para a cultura em Gravataí. Juntos, estamos abrindo espaços para a valorização dos artistas e para alcançar ainda mais projetos. Que a cultura siga viva e pujante na nossa cidade”, enfatizou.
Mari Velleda, técnica superior em Artes Visuais da SMGCC, explicou que os eventos climáticos que assolaram o Estado em maio, foram mais um motivo para a premiação ocorrer.
“A Dana fez questão de manter o projeto para que os artistas do RS fortemente afetados, tivessem reconhecimento e monetização do seu trabalho e dessa forma, passar por esse período difícil com menos dificuldades”.
Os premiados na categoria “Territórios Locais” (para artistas do município de Gravataí) foram contemplados com o valor líquido de R$ 4.000,00, enquanto os da categoria “Territórios Expandidos” (destinadas aos artistas de demais regiões do Rio Grande do Sul) receberam o valor líquido de R$ 4.500,00.
A edição de número oito contou com também com a inédita categoria de premiação por curadoria.
A diretora de cultura da SMGCC, Izabel Cristina, que também é diretora teatral, reforçou o compromisso com os artistas.
“Arte é criação, mas também administrar e gerenciar carreira, além de ter recursos para isso. Com projetos e premiações, podemos levar as condições para que o artista seja valorizado, remunerado e reconhecido”.
O objetivo do projeto que é estimular o acesso da população à arte foi enfatizado pelo coordenador de recursos humanos da Dana, Kleber Lhul
“A Dana tenta estimular e participar de projetos de diversas áreas no município e a cultura não poderia ficar. Desejamos que esse vínculo e fomento às artes não se perca e que ano que vem estejamos todos aqui novamente premiando os nossos artistas”.
Os projetos vencedores estarão em exposição no Quiosque da Cultura até dezembro de 2024. Confira os premiados e as datas das respectivas mostras.
Artistas premiados na categoria Territórios Locais:
1º lugar: Marlim Thomassim Medeiros
Projeto: Gravataí: fotografe antes que acabe
Exposição: de 06/11 a 28/11
2º lugar: Michelle Van dyke
Projeto: Esferografias… entre experiências e potências
Exposição: de 14/08 a 05/09
3º lugar: Magda Ferreira Gomes
Projeto: Construindo Afetos
Exposição: de 14/12 a 26/12
Artistas premiados na categoria Territórios Expandidos:
1º lugar: Renan Soares
Projeto: Cenários
Exposição: de 17/07 a 08/08
2º lugar: Adriana Granado
Projeto: Trilogia do Trabalho Subalternizado
Exposição: de 09/10 a 31/10
3º lugar: Venise Borges
Projeto: Retratos do Tempo “Olhares de ontem e hoje na Aldeia Fag Nhin”
Exposição: de 11/09 a 03/10
Artista premiado pela categoria Curadoria:
Rosane Vargas
Projeto: Búffala: Agenciamento de corpas insubmissas
Exposição: 24/06 a 12/07