EDUCAÇÃO

Escolas de Cachoeirinha começam turno integral

Duas escolas de Educação Básica (EMEBs) do município tem desde a segunda-feira novas turmas do Programa Escola de Tempo Integral.

Na EMEB Prof. Osmar Stuart, na Vila da Paz, são duas turmas atendidas com foco na orientação de estudos, experiências matemáticas, expressões artísticas e atividades em parceria com a Federação Gaúcha de Karatê, além dos componentes específicos do turno regular de ensino. Já na EMEB Frederico Ritter, no Distrito Industrial, são duas turmas que serão atendidas com foco no estudo de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Formação do SESI Porto Alegre; experiências de matemática financeira, em parceria com o SICREDI e orientação de estudos.

O Programa Escola em Tempo Integral (ETI) foi instituído em 2023 pela Lei Federal 14.640, com o objetivo de fomentar a criação de matrículas, buscando o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). A partir de janeiro de 2024, foi iniciada a construção da Política Municipal para Implementação da Educação em Tempo Integral e a alocação de vagas em diferentes escolas da rede pública municipal, priorizando estudantes em situação de maior vulnerabilidade social.

Em março, 60 alunos da EMEI Arco-íris, no bairro Chico Mendes, cujas vagas foram criadas dentro do programa, começaram suas atividades. Em junho, outras quatro turmas da EMEB Prof. Ivo Antônio Rech, no bairro Parque Marechal Rondon, entraram no turno integral, com foco na orientação de estudos, experiências matemáticas e leitura e produção textual: duas de anos finais, em parceria com o SENAI Cachoeirinha, estudam Ciência e Tecnologia através da introdução às trilhas pedagógicas profissionalizantes; e duas de anos iniciais com atividades esportivas em parceria com a Federação Gaúcha de Karatê.

Metas do Plano Nacional de Educação

Conforme o coordenador pedagógico da SMED, Marcos Pinheiro de Lima, o município ainda está distante das metas que estabelecem a necessidade de oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

“A dificuldade para ampliar/criar vagas de tempo integral, enfrentada por Cachoeirinha, ocorre na maior parte do país. Historicamente a Educação em Tempo Integral desenvolvida na rede pública municipal tem atendido apenas crianças matriculadas em turmas de berçário e maternal. Nos últimos anos, a SMED tem realizado reformas e ampliação na quantidade de salas de aula em escolas, a fim de ampliar a capacidade de atendimento e se aproximar do cumprimento da meta”, disse.

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