Vereador levou a indicação de candidato do partido à Prefeitura depois de instabilidade interna ser superada com uma pesquisa. Amém do capitão contou pontos
Airton Souza é o candidato do PL à Prefeitura de Canoas.
A convenção do partido, no início da noite de terça-feira, 23, resolveu a questão que vinha passando por controvérsias e possibilidades de viradas de mesa no ‘débito e no crédito’, como diz o meme. No fim, uma pesquisa interna feita pelo PL estadual apontou Airton em vantagem sobre os demais pretendentes, notadamente Pinheiro Neto e Nilce Bregalda — que concorrerão a uma vaga na Câmara — e Felipe Martini, que tende a deixar o partido nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Beth candidata: a anatomia de voo solo dos Republicanos
No final de maio, quanto estiveram em Brasília, Airton e o vereador Abmael Oliveira ouviram de Jair Bolsonaro que a indicação do candidato seria de quem estivesse melhor colocado na preferência do eleitorado. Pinheiro também topou. E resolvido estava.
“Fizemos a convenção logo nos primeiros dias do período para resolver esta questão de uma vez por todos e não deixar dúvidas”, afirma Airton, em conversa com o blog.
Nilce também se submeteu à regra do capitão, mas com Felipe Martini não houve diálogo. É por isso que se cogita que deixe o partido para apoiar outro dos postulantes à Prefeitura.
A tarefa de Airton é construir um candidato a vice. O PP tem convite oficial para indicar um nome ao posto, mas as conversas com os demais líderes do campo de oposição não estão descartadas.
Bolsonaro em Canoas na sexta
Após a convenção Airton Souza confirmou evento com a presença de Jair Bolsonaro na cidade na próxima sexta, 26. O ex-presidente chega ao Estado ainda nesta quarta e fica até o sábado. Ele participa de convenções e eventos de candidaturas que terão o apoio do PL, como a de Sebastião Melo, em Porto Alegre.
Estava programado um grande evento aberto na Praça do Avião, mas houve uma recomendação da equipe de segurança para evitar a exposição do ex-presidente. Conforme Airton, a ideia é alterar o local do evento e oferecer a Bolsonaro a chance de conversar com eleitores em um espaço fechado. “Ainda estamos definindo sobre isso, mas é certo que ele virá na sexta”, garante.
Com as demais definições aguardadas ainda para esta quarta, é provável que a passagem de Bolsonaro por Canoas dê o ponta-pé extra-oficial que a campanha precisa para decolar, mesmo que o quadro de candidaturas ainda reste indefinido sem uma decisão de Busato ou sem o anúncio oficial da reeleição de Jairo Jorge.
Airton, pelo menos, está nas ruas.