A Liga de Combate ao Câncer prepara mais uma noite memorável em Gravataí. No mês de conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul, mais precisamente no dia 7, o jornalista Daniel Scola fará uma apresentação no Sindilojas, com mediação da coordenadora de Projetos da Liga, Mara Pacheco, e também uma sessão de autógrafos de seu recente livro ‘Aluno da Tempestade — As Lições da Maior Batalha da Minha Vida e Como Elas Podem Ensinar Você’. Na obra, o jornalista conta como enfrentou um raro tipo de câncer cerebral.
Conforme Tânia Pereira, presidente da Liga, os ingressos são gratuitos e limitados, é sugerido a doação espontânea de 1kg de alimento, toda a arrecadação será destinada ao banco de alimentos, para montagem de cestas básicas posteriormente destinadas as famílias de pacientes oncológicos.
Para garantir o ingresso, deve-se entrar em contato com a Liga pelo número: (51) 9814.98768
Aluno da tempestade
Embora tenha participado de coberturas históricas, como as eleições presidenciais estadunidenses em 2004 e 2008, o terremoto no Chile em 2010 e o tsunami no Japão em 2011, a notícia que mais impactou Daniel Scola foi a descoberta de um câncer na cabeça, em 2021. Raro entre adultos, o meduloblastoma é um tumor que afeta o equilíbrio do corpo e, no caso do jornalista, comprometeu também a fala. E assim, no auge dos 30 anos de carreira, a principal voz do rádio no Rio Grande do Sul precisou deixar os microfones para enfrentar uma odisseia em busca da cura.
Agora, os medos, tensões e angústias de quem enfrentou duas cirurgias, 33 sessões de radioterapia e seis ciclos de quimioterapia em menos de um ano, são narrados em primeira pessoa no livro “Aluno da tempestade”. Neste lançamento, publicado pela Citadel Grupo Editorial, o autor vai além da luta pela saúde física e faz um resgate dos momentos que marcaram a carreira como jornalista. Entre as memórias divididas com os leitores estão a entrevista com Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque e o encontro com Papa Francisco, exatos 10 anos após a cobertura do conclave que escolheu o argentino para o cargo máximo da Igreja Católica.
“Nas páginas do livro, você vai ler histórias tristes, emocionantes e de redenção. É a única coisa que posso prometer, além de muito empenho na escrita. Me emocionei muito ao relembrar tudo que passei, da transição de um sujeito plenamente saudável para um homem desacordado, numa cama de UTI hospitalar e com uma sonda entrando no nariz”, destaca o autor, que estará em Gravataí no próximo dia 7 de novembro.
“Será uma noite para ficar guardada na memória e no coração dos presentes, que poderão compartilhar dessa emocionante história de superação e lição de vida”, convida a coordenadora de Projetos da Liga, Mara Pacheco.