Em nota, Airton Souza comentou decisão desta terça da 2ª Turma do STJ que manteve sua condenação por improbidade administrativa em caso envolvendo antiga subsidiária da Corsan
É o tal do ’terceiro turno’, nu e cru.
Após a decisão da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, o STJ, que manteve a condenação do prefeito eleito Airton Souza (PL) em processo de improbidade administrativa, os bastidores da política se agitaram na cidade. Partidos ligados ao prefeito Jairo Jorge (PSD) comemoraram a decisão que, conforme o blog já antecipou, será usada nas ações que pedem o impedimento da diplomação e da posse de Airton com a consequente convocação de uma eleição suplementar.
Já o grupo politico ligado ao eleito minimizou os efeitos da decisão do STJ. Antes que a noite chegasse, redes sociais e WhatsApp foram inundados por vídeos de advogados explicando teses e mais teses sobre o assunto. O blog só não posta o vídeo automático porque a Meta, que comanda o Facebook, não permite a incorporação em sites.
LEIA TAMBÉM
Mais tarde, a assessoria de Airton também enviou um comunicado em que o prefeito eleito comenta a decisão e afirma que não temer reflexos dela na decisão dos eleitores, tomada em 27 de outubro. Confira a íntegra:
1. A decisão desta terça-feira (12) em nada altera o resultado da eleição e da vontade soberana dos canoenses. Minha candidatura foi homologada pela Justiça Eleitoral porque sou ficha limpa — e continuo sendo.
2. O processo ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda não terminou e a minha defesa ingressará com os recursos cabíveis para que a verdade prevaleça. Jamais agi de má-fé, prova disso que o próprio Tribunal de Justiça frisou o fato de não haver dolo na ação, muito menos enriquecimento ilícito. Por esse motivo, confio que mais cedo ou mais tarde a Justiça será feita.
3. Tenho a tranquilidade em dizer que a vontade majoritária dos canoenses será respeitada. Conquistamos uma vitória legítima, tanto em 1º, quanto em 2º turno. Os trabalhos do grupo de transição estão ocorrendo e, a partir de janeiro, iniciaremos as transformações que nossa cidade tanto precisa.
Atenciosamente, Airton Souza, vereador e prefeito eleito de Canoas
Comento.
O assunto mexe com paixões e, portanto, atiça torcedores e secadores; ainda dará muito pano para manga, certo esteja a tese de Airton ou não.
Inegável que Airton teve o registro da candidatura aprovado pela Justiça Eleitoral, o que fez dele um candidato habilitado e, portanto, elegível. Mas impossível desconsiderar os efeitos de uma condenação por improbidade pisada e repisada em tribunais superiores.
Nestes casos, quando amigos perguntam o que imagino que possa acontecer em Canoas nas próximas semanas, costumo lembrar da frase do cantor paraibano Flávio José, na música ‘A natureza das coisas’: pode acontecer de tudo, inclusive nada.