MEIO AMBIENTE

Barco escola: alunos e professores de escola pública de Gravataí fazem passeio ecológico pelo Rio Gravataí

Alunos da EMEF Alberto Pasqualini, acompanhados de seus professores, participaram de uma saída pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e a Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí (APB-VG).

A atividade envolveu um passeio de barco-escola pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, a maior unidade de conservação do Rio Grande do Sul, com apresentações sobre temas relacionados à preservação ambiental. Durante o trajeto pelo Rio Gravataí, os alunos participaram de palestras sobre “Destinação Correta dos Resíduos” e “Histórico e Panorama do Rio Gravataí”.

O principal objetivo da atividade foi proporcionar aos estudantes uma vivência direta com a natureza, além de sensibilizá-los sobre a importância da preservação do rio e do meio ambiente de maneira geral.

As últimas saídas pedagógicas do ano, previstas até o dia 18 de novembro, integram o cronograma da SMED e estão sendo realizadas com escolas municipais, com o apoio da SEMA.

Maria Sirlei Vargas Marques Teichmann, diretora da EMEF Alberto Pasqualini, expressou sua gratidão pela oportunidade de envolver os alunos nesse processo educativo. “Nossos alunos precisam conhecer o Gravataí, esse ambiente tão rico, mas que exige cuidados. É fundamental despertar a consciência ecológica neles”, afirmou. Ela completou: “A visita foi extremamente produtiva e esclarecedora, tanto para os alunos quanto para os professores. A especialista que conduziu a saída de campo levou todos a refletirem sobre a necessidade de conhecer para cuidar. Nossas belezas naturais são uma responsabilidade de todos”, concluiu.

Eduardo Werpp, professor de Biologia e Ciências da SEMA, também ressaltou a importância da atividade: “Essas saídas de campo são experiências valiosas, pois proporcionam um contato direto com o meio ambiente, promovendo uma aprendizagem mais profunda e integrada sobre o Rio Gravataí, que desempenha um papel fundamental no equilíbrio ambiental e no bem-estar da comunidade.”

A ação é parte do Projeto “Rio Limpo”, que visa promover a educação ambiental e a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais, especialmente o Rio Gravataí, um dos principais rios da região.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A existência como arma

O suicídio não é o fim, mas o princípio. Compartilhamos o artigo de José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal, de 2005 até 2011, publicado pelo ICL Notícias Dizem no teatro que

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade