BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Sem surpresas, Airton anuncia os primeiros dois secretários do novo governo; Saúde passa à prioridade

Presidente estadual do PL, Giovani Cherini, ao lado do futuro secretário de Governo, Rossano Gonçalves; ao centro, Airton e Rodrigo Busato; à direita, o Major Rocha: primeiros nomes do novo governo anunciados. Foto: Vinícius Thormann/Divulgação

Rossano e Coronel Rocha vão integrar o primeiro escalão do governo a partir do ano que vem; missão, agora, é encontrar nome para a Saúde

O governo Airton de Souza (PL) começa a ganhar forma — e nomes. Rossano Gonçalves, ex-prefeito de São Gabriel, e o Major Alberto Rocha foram anunciados nesta terça-feira, 20, como os primeiros integrantes do da equipe que comandará a cidade a partir de janeiro de 2025.

Rossano, que foi coordenador da campanha de Airton e lidera o processo de transição, vai assumir a Secretaria de Governo. As funções da pasta, hoje, estão divididas entre o Gabinete do Prefeito e a Secretaria de Relações Institucionais. A indicação de Rossano indica que Airton planeja uma reestruturação administrativa, provavelmente a ser implementada logo nos primeiros dias de governo, reorganizando as atribuições das secretarias. 

Cinco vezes prefeito em São Gabriel, Rossano deve centralizar o núcleo operacional do novo governo e se transformar numa espécie de ‘primeiro-ministro’ da gestão Airton Souza. É uma indicação com o amém da direção estadual do PL, especialmente do presidente estadual, o deputado Zucco, e de Bibo Nunes, uma das lideranças bolsonaristas mais próximas de prefeito eleito de Canoas no momento.

O segundo nome confirmado é o do Major Alberto Rocha. Ele vai comandar a pasta da Segurança Pública — função que já exerceu durante o governo do ex-prefeito Luiz Carlos Busato. 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Reunião de Airton com Maneco tem recado claro: nada de deixar as obras do diques pararem — e nem a reconstrução da cidade

“Muito me orgulha chegar neste momento de anunciar os dois primeiros nomes que vão fazer estar ao meu lado. Este é o início de uma nova era em Canoas. A era das boas notícias!”, celebra Airton. “Eu estou muito feliz e orgulhoso deste momento, em teu nome Airton. Faz a gente ver que lá atrás fizemos a escolha certa de apoiar este projeto, aquele que acreditamos ser o melhor para Canoas. Quando temos a missão que nós temos, com o tamanho desse desafio que é reconstruir Canoas, ter pessoas com essa experiência ao nosso lado é fundamental.”

Um quadro para Saúde

Nos bastidores, seguem as especulações sobre nomes para assumir a Secretaria da Saúde, considerada um dos pilares do novo governo — e atual prioridade de Airton e Rodrigo para organização da pasta. O plano inicial ter o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, na função. Ele, no entanto, declinou. Na segunda-feira, 18, Pascoal foi anunciado como futuro secretário de Educação de Porto Alegre nunca articulação envolvendo a vice, Betina Worm, e o deputado Zucco.

O blog soube que o secretário de Saúde da capital, Fernando Ritter, que já ocupou a função em Canoas durante o governo Busato, foi consultado sobre nomes. A menos que o prefeito Sebastião Melo peça que saia, Ritter pretende continuar em Porto Alegre — ele, portanto, não é considerado uma opção. Mas conhece nomes que estariam dispostos a fazer gestão de Saúde do Estado e com uma estrutura pública que só perde para a capital.

Expectativa otimista é que até o início da próxima semana seja possível apresentar um nome para a pasta.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade