Com 55% dos votos, a chapa Renova OAB, composta por Luiz Fernando Rodrigues, Carla Mônego Basler, Luciano Fischer Maia, Elso Joares Pires da Silveira e Roberta Campos da Fonseca Gusso, venceu a eleição para a nova direção da subseção Gravataí da Ordem dos Advogados do Brasil.
A nova Diretoria e o Conselho, formado por 20 advogados, assumirá a entidade no triênio 2025/2027.
Na OAB RS, Leonardo Lamachia foi reconduzido à presidência com a maior votação da história da entidade, 76,9%, em uma chapa formada em sua maioria por mulheres, com Claridê Chitolina Taffarel como vice-presidente, Ana Lúcia Kaercher Piccoli como secretária-geral e Regina Pereira Soares como secretária-geral adjunta; Jorge Fara é o diretor-tesoureiro.
Advogado criminalista e presidente do Observatório Social entre 2019 e 2023, o presidente eleito Luiz Fernando Rodrigues listou ao Seguinte: os compromissos da gestão.
1. Renovação e compromisso
“Nossos colegas advogados e advogadas optaram por uma renovação na OAB Gravataí. Agora, nosso compromisso é implementar a mudança na cultura de gestão que prometemos. Faremos uma gestão inclusiva para todos os advogados(as), pois, com o término da eleição, o foco agora é buscar melhorias e a valorização da advocacia”.
2. Prioridade de gestão
“Nossa prioridade será a profissionalização da OAB Gravataí para atender a todos os advogados e advogadas da comarca. Entre os primeiros passos, planejamos aprovar o regimento interno e organizar o calendário para 2025. Pretendemos fazer uma gestão colaborativa, ouvindo a todos, implementando todas as propostas apresentadas, e criando oportunidades para a participação ativa de toda a advocacia nas ações da nossa subseção”.
3. Mudança de mentalidade
“Acreditamos que a principal transformação será na mentalidade de gestão, profissionalizando a organização administrativa da instituição. Vamos retomar o trabalho das comissões por áreas, fortalecer a participação da OAB na comunidade em parceria com outras instituições da sociedade civil, e garantir nossa presença em espaços de influência na gestão pública”.
4. Valorização do grupo
“Queremos exaltar o grupo que se formou, que vai além dos diretores e conselheiros, sendo um grupo plural e com o propósito claro de valorizar a advocacia”.
5. Agradecimento
“Por fim, gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão a todos os colegas que confiaram no nosso trabalho e nos deram a oportunidade de liderar essa renovação. É com humildade e determinação que assumimos esse compromisso, e contamos com o apoio de todos para juntos alcançarmos nossos objetivos. Estamos animados para começar este novo capítulo e contamos com o apoio de todos para transformar nossas propostas em realidade”.