Em entrevista exclusiva ao Seguinte:, o prefeito Luiz Zaffalon (PSDB) apresentou o AlfabetizAÍ como principal programa para a educação pública de Gravataí para 2025. Os números mostram o tamanho do problema. Nem 2 a cada 10 alunos do segundo ano são leitores fluentes nas escolas municipais.
No país, conforme pesquisa feita pelo Ministério da Educação em escolas públicas e privadas, 54% dos estudantes chegam ao terceiro ano do ensino fundamental, com idade em torno dos 8 anos, sem ter habilidades básicas de leitura, como reconhecer personagens de uma história.
– No sexto ano há alunos que não conseguem uma leitura efetiva. É preciso consolidar a alfabetização até o segundo ano – observa a secretária de Educação Aurelise Braun, que comanda o programa que começou a ser estruturado neste ano.
A falta de alfabetização também faz com que faltem vagas a partir do terceiro ano, quando começam as reprovações.
– A criança é aprovada somente pela freqüência no primeiro e segundo ano, e no terceiro reprova – resume.
Conforme a pesquisa do MEC sobre dados de 2022, 13% dos alunos continuam sem habilidades básicas de leitura ainda no sexto ano. A avaliação mostra também que 33% – ou seja, um em cada três alunos – terminam o ensino fundamental sem conseguir ler com fluência e com dificuldades com a ortografia.
A pandemia foi responsável por um aumento de 65% no percentual.
– Não é só isso. Temos excelentes alfabetizadores, mas é preciso organização para mobilizar a rede, investir na formação e na troca de vivências, para incentivar experiências bem-sucedidas. É o que faremos em 2025 – avalia a secretária, que é professora, ex-diretora de escola e foi uma das primeiras secretárias confirmadas no cargo para o governo ‘Zaffa 2’, como reportei em EXCLUSIVO | Zaffa confirma quatro secretários para futuro governo de Gravataí.
A meta é chegar ao final do ano que vem com pelo menos 70% das crianças alfabetizadas ao chegar ao terceiro ano.
Os números são preocupantes nas 75 escolas municipais com ensino fundamental de Gravataí. Em 2023 (os dados de 2024 ainda não estão fechados), dos 2.522 alunos, apenas 191 terminaram o primeiro ano como leitores fluentes. Dos 2.638 do segundo ano, apenas 449.
Em 2024, a Secretaria Municipal da Educação criou o Núcleo de Alfabetização, que faz parte da Assessoria Pedagógica, como parte da estruturação do AlfabetizAÍ.
O objetivo é aplicar ações nacionais de alfabetização, como o Cantinho da Leitura, e estaduais, como o Alfabetiza Tchê, que fornece material didático.
– O núcleo também acompanhará avaliações de fluência leitora, formação de professores e projetos que promovam a unidade dos educadores no processo ensino-aprendizagem, garantindo assessoria no trabalho em sala de aula, por meios presenciais e virtuais, tais como o Repositório de Atividades de Alfabetização, além de avaliações de aprendizagem a nível municipal para levantar dados que auxiliem na tomada das decisões – explica a secretária.
– É nossa grande aposta para 2025: que a alfabetização seja feita no primeiro ano e consolidada no segundo. Os professores estão comprando a idéia – diz.
Assista o que Zaffa falou à SEGUINTE TV sobre a educação e o AlfabetizAÍ a partir do minuto 18:10.