A Cia de Atores Independentes, de Gravataí, leva ao palco uma montagem cênica que exalta a riqueza das lendas do sul presentes na obra de Simões Lopes Neto. A peça Simões Lopes Neto – O Encantador de Histórias terá apresentações nos dias 16 e 17 de janeiro, às 19h30, no Instituto Goethe.
Baseada no livro “Lendas do Sul” (1913), a peça traz histórias clássicas como Salamanca do Jarau, O Negrinho do Pastoreio e A Mboitatá, entrelaçadas com aspectos históricos da vida e obra do autor.
Antonio Hohlfeldt, em sua crítica intitulada “Festejando Simões Lopes Neto”, publicada em setembro, no Jornal do Comércio, descreveu o espetáculo como “leve, gostoso, poético, eficiente, do ponto de vista da representação, da concepção e da interpretação”. Trata-se de um elogio que sintetiza as qualidades cênicas e artísticas da obra, ressaltando a harmonia entre a proposta estética e sua execução.
Sobre a Peça
A montagem destaca a formação do povo gaúcho, explorando as origens culturais e o significado dessas lendas. Com uma abordagem poética e sensível, o espetáculo utiliza um palavreado regionalista, músicas tradicionais executadas ao vivo e trocas de figurino realizadas em cena, valorizando a proximidade com a plateia e os elementos cênicos gaúchos.
Dirigido por Marlize Damin, o elenco conta com Giulliano Pacheco, David Vilanova Peçanha, Thâmys Quadros, Giulia Damin e Felipe Jardim, que se desdobram em diversos personagens durante toda a peça.
O roteiro, adaptado por Daniel Assunção, mergulha nas três lendas mais famosas da obra de Simões Lopes Neto: Mboitatá (encenação com fantoches indígenas e música); Negrinho do Pastoreio (uma abordagem cheia de dramaticidade, religiosidade e crítica social) e Salamanca do Jarau (uma grande aventura, repleta de ação e mistério, em torno de um amor proibido).
SERVIÇO
Datas e horários: 16 e 17 de janeiro, às 19h30
Local: Instituto Goethe – Rua 24 de Outubro, 112, Porto Alegre
Ingressos: Vendas no site portoveraoalegre.com.br ou diretamente no local, na hora do evento.