A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retoma nesta terça-feira, 21, a vacinação contra a covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Em razão da baixa quantidade de doses recebidas até o momento, a imunização estará disponível apenas nas unidades de saúde Sagrada Família, Centro, Cohab C e Morada do Vale. O município aguarda nova remessa de doses da Pfizer Baby para ampliar a distribuição de doses para as demais unidades de saúde.
Para esse público-alvo, o esquema vacinal é composto por três doses. A recomendação é aplicar a primeira dose aos seis meses, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses. Todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses – com a observância recomendada de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e oito semanas entre a segunda e a terceira dose. Conforme o Ministério da Saúde, crianças que já receberam as três doses contra a covid-19 não precisam, neste momento, de doses adicionais.
Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade
1ª dose: (a partir dos 6 meses)
2ª dose: 4 semanas após a 1ª dose
3ª dose: 8 semanas após a 2ª dose
Orientações
Para aqueles com mais de 5 anos e que não fazem parte dos grupos prioritários, tendo uma dose de vacina não há mais a recomendação de doses adicionais, visto que estão com o esquema vacinal completo. Pessoas que não foram imunizadas podem iniciar o esquema vacinal de uma dose.
A SMS reforça que, no momento, não há vacina disponível para crianças a partir dos 5 anos a 12 anos incompletos. O município aguarda o envio de doses por parte do Ministério da Saúde para imunizar pertencentes a essa faixa etária.
As doses contra o coronavírus continuam disponíveis nas unidades de saúde para pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos, gestantes e puérperas – que devem receber uma dose a cada seis meses – e para grupos prioritários, que devem receber uma dose anual.