A Digital Investigation Conference Brazil, em 14 de fevereiro, reunirá juízes, promotores, delegados, peritos e especialistas renomados, incluindo um investigador do Serviço Secreto dos EUA, para debater estratégias e avanços na investigação digital e combate ao cibercrime
Os crimes cibernéticos estão se tornando cada vez mais frequentes e sofisticados. Um a cada quatro brasileiros já perdeu dinheiro com algum golpe virtual, segundo pesquisa recente realizada pelo DataSenado em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. Compreender os caminhos para o combate a esse tipo de crime é essencial, especialmente considerando o seu impacto econômico e social.
O papel da tecnologia no combate aos crimes cibernéticos, a partir de ferramentas e soluções avançadas para proteger sistemas e rastrear atividades criminosas, é um dos temas que estarão em debate na 1ª edição da Digital Investigation Conference Brazil (DICB 2025), que acontece no dia 14 de fevereiro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Além de golpes digitais, o evento tratará outros assuntos de interesse público, como as aplicações de IA na investigação digital, possibilidades legais de hacking investigativo, investigações envolvendo criptomoedas e como provar crimes cibernéticos.
A DICB, maior evento de investigação digital e cibersegurança do país, reunirá autoridades nacionais e internacionais da área. Entre os destaques, estão: Alexandre Senra e Tiago Martins, procuradores da República; Richard Encinas, promotor de justiça do Cyber Gaeco de São Paulo; Alexandre Morais da Rosa, desembargador do Tribunal de Justiça de SC; Felipe Barros, investigador do Serviço Secreto Americano; Alexandre Munhoz, CTO e sócio-fundador da Verifact; Antônio Trigueiro, Legal Outreach Specialist/Google; Mario Sérgio Cunha, Public Safety Liaison/Uber, além de delegados, policiais e diversos outros experts no tema.
Um dos organizadores do evento é o delegado Emerson Wendt, de Canoas. Ele já foi Chefe da Polícia Gaúcha e secretário de Segurança do município. Wendt é um dos maiores especialistas do país em cibersegurança e crimes digitais.
![](https://seguinte.inf.br/wp-content/uploads/2025/02/13Fev25_ciberseguranca_wendt-1024x726.jpg)
O evento é promovido pela WB Educação, especialista em cursos de inteligência, investigação criminal e cibersegurança. Inscrições e mais informações podem ser obtidas neste site.
Serviço
Digital Investigation Conference Brazil 2025
Data: 14 de fevereiro de 2025, das 8h às 19h
Local: Auditório do Instituto Caldeira
Público-alvo: profissionais da segurança pública e do direito, além de demais interessados pelo tema
Alguns dados sobre crimes digitais
Entre 2022 e 2023, os estelionatos por meio virtual subiram 13,6% no país, conforme informações do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. De acordo com a pesquisa Panorama Político 2024, realizada pelo instituto DataSenado em parceria com a Nexus, o Rio Grande do Sul ocupa o sexto lugar (26%) no ranking dos estados com maior ocorrência de golpes virtuais, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias.