SAÚDE

Pré-Carnaval seguro e com saúde: de preservativos a profilaxia de prevenção contra o HIV, confira serviços disponíveis em Gravataí

A duas semanas do início do Carnaval e com o objetivo de reforçar a importância dos cuidados pessoais durante os períodos festivos, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza diversos métodos de prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Um deles é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) à infecção pelo HIV, disponibilizada pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE).

Conforme explica a coordenadora do SAE, Juliana Rosa, a PrEP é indicada para pessoas a partir dos 15 anos com maior risco de contrair o HIV. Antes do início do medicamento, o serviço realiza testes rápidos no usuário. “Quando tomada corretamente, a PrEP protege contra a infecção pelo HIV. Mas é sempre importante reforçarmos que nem a PrEP nem a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) substituem o uso dos preservativos em todas as relações sexuais, que consistem no método mais eficaz para evitar as ISTs”, comenta a enfermeira. 

Vale lembrar que a PrEP não protege contra outras ISTs, como sífilis e hepatites B e C. Por conta disso, a SMS reitera a importância da prevenção combinada, que consiste na associação de diferentes métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento, conforme as características e o momento de vida de cada pessoa. 

Entre as ações que compõem a prevenção combinada, estão os testes rápidos – disponíveis em todas as unidades de saúde e que possibilitam o diagnóstico precoce do HIV, sífilis e hepatites B e C -, o uso de preservativos em todas as relações sexuais e a imunização para o HPV e para a hepatite B. Recentemente, a SMS passou a disponibilizar autotestes em todas as 30 unidades de saúde, que podem ser feitos pela própria pessoa quando e onde quiser. “Esses métodos estão disponíveis na rede municipal o ano inteiro, como forma de incentivar os cuidados preventivos de forma permanente”, completa Juliana.

SAE

O SAE é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial que propicia o vínculo da pessoa vivendo com HIV, hepatites virais e tuberculose. O serviço é composto por equipe multiprofissional, com atendimentos médicos, de enfermagem, de serviço social e de psicologia, assim como assistência farmacêutica e laboratorial aos pacientes vinculados ao serviço.

Os usuários podem ser encaminhados via unidades de saúde ou procurarem atendimento diretamente no local (Rua Ernesto Fonseca, 35 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600 – 7780.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade