O prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti (PSDB), participou da abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Vereadores. A primeira sessão ordinária da 19ª Legislatura, presidida pelo vereador Rodrigo Pox (Podemos), teve a presença do vice-prefeito, Maninho Fauri (PSDB), de todos os parlamentares, e inaugurou o sistema de transmissão pela TV Câmara, via redes sociais, na página da Casa e pelo YouTube. Bortoletti se manifestou logo no começo da reunão, quando fez um balanço do período de pouco mais de 45 dias em que está à frente da Prefeitura viamonense.
“Inicialmente gostaria de agradecer à nossa comunidade e a todos que nos elegeram, a mim como prefeito e ao Maninho como vice, e todos os senhores como vereadores”, disse Bortoletti no início do seu discurso. Sobre o governo, o prefeito afirmou que os primeiros dias serviram para “organizar, ouvir e agir. Revisamos os processos internos, identificamos as demandas emergenciais, e já colocamos muitas coisas em prática”, declarou. O chefe do Executivo iniciou pela área da saúde, comentando o programa Zera Filas, implantado para dar cabo à fila de mais de 7 mil pessoas à espera de consultas ou outros procedimentos.
Segundo ele, 40% destas pessoas já receberam atendimento nas ações desencadeadas nos últimos finais de semana, nas unidades de saúde do município, as UBSs. Outra ação comentada foi a entrega de uma ambulância para a comunidade de Itapuã. No setor educacional, lembrou da doação de material escolar para os alunos da rede municipal de ensino, o início de melhoria – reforma – em estabelecimentos escolares, e anunciou que “em breve faremos a entrega dos uniformes, sendo que no inverno entregaremos os casacos, que fazem parte dos uniformes”.
Na quase prestação de contas que fez, Bortoletti também anunciou planos, como o começo da construção do Centro da Criança, no segundo semestre deste ano, na rua Açores, no antigo Ginásio da Cultura. “É uma promessa nossa, de campanha, de ter o máximo cuidado para com as crianças, cuidado com as crianças com necessidades especiais. O Cempa (Centro de Ensino Municipal para Pessoas com Autismo) já está em funcionamento e vamos mudar o formato dele, oferecendo educação e saúde ao mesmo tempo, transformando e melhorando a atenção às crianças da nossa cidade”, disse.
Infraestrutura e mobilidade
Outra área comentada por Bortoletti na Câmara foi a de serviços, capitaneada pelo vice-prefeito investido no cargo de secretário de Obras e Serviços Públicos, Maninho Fauri. Foram atacadas, nas palavras do prefeito, situações emergenciais, com ações como tapa-buracos, patrolamentos e iluminação.
“Todos nós sabemos a situação que estavam nossas estradas e ruas quanto à iluminação pública, à quantidade de buracos. Todas estas ações estão em andamento, claro que com as chuvas dos últimos dias tivemos alguns contratempos, mas vamos continuar trabalhando forte para recuperarmos o máximo no menor prazo possível”, comentou.
De olho lá adiante
“Olhando para o futuro, estamos preparando uma cidade que ofereça empregos, distribuição de renda, e para isso necessitamos de legislações específicas”, disse o prefeito Bortoletti, ao entregar para análise dos vereadores um projeto de “desafetação de área” (mudança da destinação de um bem público). “É para que possamos doar para empresas que já estão negociando com a Prefeitura a instalação de suas unidades em Viamão. A nossa luta vai ser pela geração de emprego e renda. Hoje nos geramos 20 mil empregos e quando olhamos oara o lado, vemos Gravataí com 56 mil postos de trabalho ocupados”, falou o chefe do Executivo.
Também no que tange à empregabilidade, Rafael Bortoletti anunciou que a Prefeitura está criando um Banco de Empregos, com a finalidade de fortalecer as empresas com mão de obra local e bem preparada, além de formação dos trabalhadores visando colocação no mercado de trabalho. “Vai ser um banco gerenciado pela administração municipal, que ficará responsável pela conexão entre as empresas que precisam das pessoas e as pessoas que necessitam dos empregos”, explicou o prefeito.
Outro projeto que Bortoletti deixou no Legislativo trata da remuneração dos médicos. “Faz parte da nossa proposta de zerar as filas por espera de consultas, e verificamos que uma das formas de fazer isso é com o programa Mais Médicos, pelo qual a gente paga horas extras a estes profissionais, o que sai muito mais barato para a a administração municipal e atende às necessidades da nossa comunidade”, assegurou. O projeto também melhora a remuneração dos integrantes do Conselho Tutelar e reorganiza os horários para o exercício das suas atividades.
As fachadas
O último projeto trata da isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), pelo período de dois anos, para os estabelecimentos comerciais das ruas Américo Vespúcio Cabral e Coronel Marcos de Andrade, desde que adaptem a sinalização e as calçadas à modelagem ainda a ser estabelecida. A ideia, segundo Bortoletti, é “transformar o centro histórico da cidade. Uma das coisas que identificamos é a poluição das fachadas e problemas nas calçadas. Vamos realizar um concurso, um novo modelo de fachada e calçadas, para ser adotado pelos comerciantes e empresários da região. Quem aderir terá seu IPTU isento de pagamento”, concluiu.
O prefeito também entregou à presidência da Câmara de Vereadores ofícios em que indica os vereadores Thiago Gutierres (PSD) e Duda Peres (PSDB) como líder e vice-líder do governo respectivamente, o Legislativo do município.