SAÚDE

Gravataí começa a vacinar contra gripe em todos os postos de saúde a partir de segunda-feira

A população de Gravataí poderá se imunizar contra a gripe (influenza), a partir do dia 7 de abril. A programação da campanha de vacinação foi divulgada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Entre os dias 7 e 11 de abril, o imunizante será ofertado a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas e indígenas. As doses estarão disponíveis em todas as 30 unidades de saúde municipais.

“Contamos com uma rede altamente qualificada e equipada, que sempre otimiza a aplicação da vacina da forma mais rápida possível. Queremos continuar atingindo altos índices de imunização em todo o município. Nosso objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em decorrência da doença, principalmente da população mais suscetível ao vírus”, destaca o titular da SMS, Régis Fonseca. 

A vacina oferecida é trivalente, protegendo contra os vírus da Influenza A H1N1 e A H3N2 e da Influenza B. O imunizante pode ser administrado simultaneamente a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O Dia D, quando todas as unidades de saúde deverão abrir e mobilizar as atividades para que a população seja imunizada, está previsto para o dia 10 de maio.

A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. Para receber o imunizante, é necessário levar documento de identificação com foto e CPF, caderneta de vacinação (para crianças) e comprovação da condição (para grupos específicos). 

Na segunda semana da campanha, entre os dias 14 e 17 abril, a vacina contra a gripe será ampliada para trabalhadores da saúde (da área pública e privada), professores (da área pública e privada), jovens e adultos em medidas socioeducativas e sistema prisional, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e pessoas em situação de rua.

Na terceira semana da campanha, entre os dias 22 e 25 abril, a imunização se estende para os demais grupos prioritários, que incluem profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários e trabalhadores dos Correios.  

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda de alta transmissibilidade que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para outro indivíduo. Entre os principais sintomas, estão o aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. 

Confira a programação por semana e os grupos prioritários

Primeira semana (7 a 11 de abril)

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– Pessoas com 60 anos ou mais;
– Gestantes;
– Puérperas (até 45 dias pós-parto);
– Quilombolas e indígenas

Segunda semana (14 a 17 de abril) – a vacinação será ampliada para os seguintes públicos:

– Trabalhadores da saúde (da área pública e privada);
– Professores (da área pública e privada);
– Jovens e adultos em medidas socioeducativas; 
– Funcionários do sistema de privação de liberdade; 
– Pessoas com comorbidades (Doença respiratória crônica, Doença cardíaca crônica, Doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesidade Grave (Imc≥40), Transplantado, Portadores de  trissomias)
– Pessoas com deficiência permanente;
– Pessoas em situação de rua.

Terceira semana (22 a 25 de abril) – a vacinação será ampliada para os seguintes públicos:

– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo;
– Trabalhadores portuários; 
– Trabalhadores dos Correios.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade