Duas escolas municipais realizaram suas seletivas internas para escolher seus representantes para a 2ª Jornada de Lançamento de Foguetes de Gravataí. Participaram 28 equipes de alunos do 5º ao 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Suely Silveira e Osório. Cada equipe, constituída por 3 alunos e 1 técnico professor, recebeu certificados e medalhas.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Assessoria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento da Educação (STID), acontecerá nos dias 29 e 30 de abril.
A SMED é pioneira neste projeto no estado do Rio Grande do Sul. A secretária de Educação, Aurelise Braun, comemora as conquistas já obtidas: “É um movimento extremamente importante de aprendizado, por que mostra a importância de nos organizarmos enquanto educação tecnológica e buscarmos aprendizado e aperfeiçoamento cada vez mais nessa área. Além de pioneiros no estado, em 2023 e 2024 levamos alunos da rede municipal para a jornada de foguetes no Rio de Janeiro. E nas duas vezes, tivemos o vice-campeonato. Então, isso estimula a nos empenharmos cada vez mais.”
No mês de março, a Smed realizou uma formação de professores com orientações sobre o regulamento e organização do evento, bem como uma oficina prática de construção e lançamento de foguetes.
Inscrições
Cada escola pode se inscrever em até 2 categorias (distribuídas entre nível 1 e nível 4, do pré-escolar ao 9º ano). As inscrições devem ser feitas junto com a assessoria de Tecnologia da SMED.
Neste ano, a Jornada Municipal de Foguetes contará com 57 equipes inscritas de 42 escolas da rede municipal, representando um aumento significativo em relação à 1ª Jornada, que teve a participação de 19 equipes.