Com olhar na prevenção e resposta rápida a emergências e eventos naturais extremos, a Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas lançou, nesta segunda-feira (14), a revisão do Plano de Contingência e Evacuação. A iniciativa ocorreu durante a palestra Defesa Alerta, no auditório Sady Schivitz do Paço Municipal, no Centro.
A formação, conduzida pela associação Humus, especializada em ajuda humanitária, capacitou profissionais da área para a redução de riscos e ação de resposta durante as ocorrências. “Em maio, completará um ano da maior tragédia da nossa cidade. Estamos nos organizando para estarmos preparados caso ocorra um novo desastre, cada um sabendo como atuar para cumprirmos nosso papel de salvar vidas”, destacou o secretário Vanderlei Marcos.
O seminário foi apresentado por Léo Farah, CEO e cofundador da Humus, que esteve presente em salvamentos nos desastres de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, e em eventos no exterior. “Uma coisa é certa: situações como as enchentes do ano passado vão acontecer de novo. Por isso, temos que nos preparar, não somente o Poder Público, mas nossos familiares e vizinhos, que dão os primeiros socorros, segundo as estatísticas”, orienta o capitão da reserva do Corpo de Bombeiros, que dá palestras pelo mundo sobre o tema.
Durante a tarde, a Humus promoveu uma simulação de uma situação extrema, mostrando os procedimentos mais adequados em uma emergência. Além de servidores de Canoas, a atividade, dividida em dois turnos, também recebeu representantes das Defesas Civis de Glorinha, Nova Santa Rita e Santo Antônio da Patrulha.
Ao final da palestra os participantes receberam um manual de especialização em gerenciamento de desastres.
Texto e Informações: SECOM/PMC