Uma cerimônia em homenagem a São Jorge e o Orixá Ogum ocorreu na tarde desta quarta-feira, 23, na Casa de Cultura de Gravataí. Realizado pela Prefeitura de Gravataí e pelo Conselho Municipal do Povo de Terreiro (CMPV), o evento aberto ao público foi alusivo ao dia do santo e contou também com ritos religiosos.
Ângela Xavier, coordenadora da Casa de Cultura de Gravataí, ressaltou o respeito com todas as religiões. “Temos um respeito gigante com todas religiões e a Casa de Cultura estará sempre de portas abertas para todas as manifestações. Como neta de uma líder religiosa de matriz afro, aprendi a ter ainda mais respeito por essa religião linda”.
Quem visitou a Casa de Cultura durante a cerimônia também recebeu energização e prestigiou uma pequena sessão festiva com membros de casas de religião de matriz africana, conhecida como nação ou batuque, além de integrantes de centros de umbanda, religião puramente brasileira, com influências do candomblé, igreja católica e espiritismo.
Fernando de Xangô, presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, enfatizou a união das pessoas independente da crença, destacando Gravataí como um exemplo. “Nosso município é uma referência de pluralidade religiosa onde o bem e Deus são as prioridades. Gravataí também é pioneira em trazer imagens para dentro de órgãos da Prefeitura, como ocorreu aqui na Casa de Cultura. Esse tipo de ação fortalece a fé e o respeito com as religiões”.
Também em alusão ao dia do Santo, que é conhecido como Santo Guerreiro, o Parcão da parada 79 vai receber uma festa no próximo domingo, 27. A partir das 9h, os visitantes vão conferir energização, exposição de artigos esotéricos, além da tiragem de cartas, tarô e jogo de búzios. Simultaneamente, vai ocorrer uma carreata com saída do pórtico da parada 61 em direção ao Parcão.