EDUCAÇÃO

Projeto “Pausa para Leitura” transforma escolas e servidores em espaços de incentivo à literatura em Cachoeirinha

Em celebração às datas dedicadas ao universo literário, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou, ao longo de abril, o projeto Pausa para Leitura, iniciativa que mobilizou estudantes, professores, servidores e comunidades escolares em torno da valorização da literatura e da importância de reservar momentos do dia para imersão em livros. A ação, que já integra o calendário oficial da Educação Municipal, ganhou destaque neste ano ao unir as comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e Dia Mundial do Livro (23 de abril).

Todas as 85 escolas da rede municipal, além dos servidores da sede da SMED, aderiram ao movimento. Durante o mês, foram promovidas atividades como contações de histórias, rodas de leitura, trocas de livros, dramatizações e até “minutos silenciosos” para leitura individual. Em algumas unidades, alunos vestiram-se de personagens literários, enquanto outras organizaram visitas a bibliotecas comunitárias. Na sede administrativa da secretaria, funcionários interromperam suas rotinas diárias por 15 minutos para ler trechos de obras de sua escolha.

A secretária municipal de Educação, Isabel Fonseca, destacou o caráter lúdico e pedagógico da iniciativa: “Foi um momento riquíssimo, que reforça o papel da escola como espaço de formação de leitores críticos e criativos. O sucesso dessa ação é resultado do esforço e dedicação das bibliotecárias das escolas e das gestões que apoiam propostas relevantes para uma educação de qualidade”.

Infraestrutura como aliada

O projeto também evidenciou avanços na estrutura de incentivo à leitura na rede. Atualmente, todas as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBS) contam com bibliotecas estruturadas, enquanto as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS) possuem espaços de leitura adaptados para crianças de 0 a 5 anos.

De acordo com a SMED, esses ambientes são essenciais para despertar o interesse literário desde a primeira infância, com acervos que incluem desde clássicos da literatura infantojuvenil até obras contemporâneas e autores regionais.

Impacto além das páginas

Professores relataram que o Pausa para Leitura estimulou até mesmo estudantes que tinham resistência aos livros: “Muitos se surpreenderam ao descobrir histórias que dialogam com suas realidades. Isso é transformador”.

“Queremos que essa pausa seja um hábito permanente, não apenas nas escolas, mas em toda a sociedade”, concluiu Isabel Fonseca.

Por uma educação que transforma páginas em pontes, o Pausa para Leitura deixa claro: dedicar tempo aos livros é, também, investir no futuro.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade