Prefeito anunciou, ainda, incremento de frota para diminuir a idade média dos ônibus que circulam na cidade
Governo locais, em geral, tem pouca margem de manobra para interferirem positivamente na economia da cidade — e uma delas, reputo, é o equilíbrio no preço das passagens de ônibus. É o transporte público que leva a mão-de-obra para cima e para baixo, do nascer do dia ao final da noite. Cada real pago na roleta mexe no bolso do trabalhador — ou, em outra instância, no caixa do empregador que lhe dá o emprego e paga o vale-transporte.
Por isso, acho que Airton Souza acerta em manter o passe-livre em Canoas até o final do ano, pelo menos.
O prefeito anunciou a medida em uma encontro com a imprensa na tarde desta quarta, 28. E disse, também, que empresa responsável pelo serviço, a Sogal, fará um investimento imediato na compra de 10 ônibus semi-novos ainda em junho e outros 20 para outubro. Operando com cerca de 95 ônibus diariamente, a renovação da frota vai representar um incremento de mais de 30% nos veículos circulando na cidade, reduzindo a idade-média dos carros e, por consequência, melhorando a qualidade do serviço.
O passe-livre ajuda o cidadão que precisa atravessar a cidade para uma consulta médica, como lembrou o prefeito durante a conversa com a imprensa, mas também quem procura emprego. Reduz o custo do estudante que faz um curso de aperfeiçoamento ou faculdade. Facilita para dona de casa que pode ir à feira mais de uma vez na semana, subindo e descendo mais perto de casa.
Mobilidade também é economia.