Em reunião técnica com a secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) do governo do Estado, a secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDUR) apresentou demandas habitacionais de Gravataí como forma de ampliar as oportunidades de moradia para os cidadãos. Entre elas a solicitação da inclusão do município em programas habitacionais estaduais para a construção de 100 novas casas e avanços na área de regularização fundiária na cidade.
“Nossa visita à Sehab do RS é um passo fundamental para concretizar o sonho da casa própria para muitas famílias gravataienses. Estamos empenhados em buscar todas as parcerias possíveis para garantir moradia digna e segura para a nossa população. A construção dessas 100 casas representa um avanço significativo em nossas políticas habitacionais”, destacou o titular da SMDUR de Gravataí, Bruno Camargo Palaver.
As casas serão destinadas a famílias que necessitam de moradia, como aquelas atingidas por eventos climáticos adversos, a exemplo de enchentes. A iniciativa visa não apenas a construção de novas casas mas, também, a redução do déficit habitacional no município. Participaram da reunião o titular da Sehab do RS, Carlos Gomes, o diretor de Habitação da SMDUR, Marcos Bittencourt, e o vereador Bombeiro Batista.
Regularização fundiária
Além da pauta de novas construções, a comitiva de Gravataí aproveitou a oportunidade para se reunir com a Diretora de Regularização Fundiária do governo do RS, Daiane Malabarba. O diálogo teve como foco a discussão de futuras parcerias e convênios que permitam avançar em processos de regularização fundiária em Gravataí. A regularização é um passo crucial para garantir segurança jurídica e dignidade às famílias que residem em áreas sem documentação adequada, e a colaboração com o Estado é vista como fundamental para agilizar esse processo.
A visita demonstra o empenho do governo municipal em buscar soluções eficazes para a questão habitacional em Gravataí, por meio da articulação com demais esferas governamentais e da busca de todos os caminhos possíveis para garantir o direito à moradia digna para seus cidadãos.