SAÚDE

Prefeitura vacina contra gripe, HPV e sarampo no shopping de Gravataí

A população que frequentar o Gravataí Shopping nesta semana poderá atualizar o esquema vacinal e garantir a proteção contra diversas doenças. Na quinta (5) e sexta-feira (6), a prefeitura estará no local para disponibilizar três imunizantes: a vacina da gripe, a vacina HPV e a vacina tríplice viral (que garante proteção contra sarampo, caxumba e rubéola). Para receber as doses, crianças e adolescentes devem apresentar a caderneta de vacinação. É obrigatório documento de identificação com foto e CPF.

“Estamos empenhados em garantir que a população de Gravataí esteja protegida e tenha acesso aos imunizantes. Além disso, as doses seguem disponíveis durante toda a semana em todas as unidades de saúde municipais. A prevenção é o melhor caminho”, enfatiza o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Régis Fonseca.

Confira abaixo as vacinas que estarão disponíveis no Gravataí Shopping (Av. Centenário, 555 – Passo das Pedras) nesta quinta e sexta-feira, das 17h às 21h 

– Vacina Influenza (proteção contra a gripe) – para toda a população a partir dos 6 meses 

A chegada do frio também é caracterizada por um período de maior disseminação de doenças respiratórias, como a Influenza (gripe). A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para outro indivíduo. É fundamental que as pessoas busquem a vacina como medida preventiva, evitando a superlotação das emergências e internações, além dos óbitos em decorrência do vírus.

– Vacina HPV – para crianças e adolescentes de 9 a 19 anos 

Por rotina, a vacina HPV é disponibilizada para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Na tentativa de oportunizar a vacinação e aumentar a cobertura vacinal, até o dia 31 de julho está sendo ampliada a vacinação do HPV para jovens de 15 a 19 anos. A infecção pelo vírus HPV pode causar câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais.

– Tríplice Viral (proteção contra sarampo, caxumba e rubéola) – pessoas de 1 ano até 59 anos de idade.

Com a ameaça da reintrodução da circulação do vírus selvagem do sarampo no Brasil, existe uma mobilização nacional para imunizar pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto. O esquema vacinal é composto de duas doses para pessoas de 1 ano até 29 anos e para profissionais de saúde (independente de idade), e uma dose para pessoas de 30 a 59 anos. A vacina tríplice viral é contraindicada para gestantes.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade