MEIO AMBIENTE

Gravataí ganha maquete da bacia hidrográfica do Rio Gravataí

Com programação diversa, a Semana Municipal do Meio Ambiente segue levando atividades para alunos da rede municipal e população geral de Gravataí. Na tarde de quarta-feira, 4, o Casarão dos Bina recebeu uma maquete da bacia hidrográfica do Rio Gravataí e na manhã de quinta, 05, o prefeito Luiz Zaffalon realizou o plantio de árvore nativa junto com alunos da rede municipal.

Alusiva ao programa Rio Limpo, a maquete doada retrata a bacia hidrográfica do Rio Gravataí e foi produzida pela Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí(APN-VG). No ato de entrega, o Casarão dos Bina também recebeu maquete alusiva a uma estação de tratamento de água. Os materiais ficarão expostos no Casarão, visando estímulo à preservação do Rio e apresentando funções pedagógicas.

Eduarda Knobeloch, vice-presidente da APN-VG informou que as maquetes foram feitas no ano de 2015, quando a associação participou do programa Rio Limpo patrocinado pela Petrobras. A maquete encontrava-se na sede da associação anteriormente. Estiveram presentes no ato, o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Denner Gelinger e alunos das escolas Cecília Meireles e Osório Ramos.


Na data em que se comemora também o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, realizou o plantio de uma muda de pitangueira no pátio do Centro Administrativo José Loureiro da Silva junto com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Ramos. Zaffa enfatizou as constantes mudanças climáticas e o cuidado com as mesmas durante o ato. “A semana e dia do meio ambiente servem para conscientizar sobre o cuidado que devemos ter sempre, todos os dias, principalmente diante às adversidades climáticas que estamos passando”.

Durante a cerimônia, as alunas Manoela e Vitória fizeram uma leitura de uma carta falando sobre a importância do meio ambiente. Esta carta foi colocada em uma cápsula do tempo, que ficará no Casarão dos Bina e será aberta daqui a cinco anos.

Na ocasião, a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, afirmou “que nada melhor que as crianças aprendendo e difundindo em casa e na comunidade sobre a importância de cuidar do planeta”. 

Denner Gelinger, secretário da Sema, reforçou a importância da educação ambiental. “A esperança de dias melhores tem que estar ligada diretamente à educação ambiental e o cuidado com o planeta”.

A Semana Municipal do Meio Ambiente segue até o próximo domingo, 08, com distribuição de mudas na Praça da Bíblia e exposição na Casa de Cultura. 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade