Por meio do Projeto Rio Limpo, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), contemplou 26 escolas municipais para visitas de campo ao Rio Gravataí. As instituições foram selecionadas por conta dos projetos de educação ambiental que desenvolvem.
O projeto tem como objetivo destacar a importância do Rio Gravataí para a comunidade local que depende diretamente de suas águas para o abastecimento. A iniciativa integra atividades culturais com a alfabetização ecológica, promovendo a conscientização ambiental por meio de uma vivência prática e educativa; ação que está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Na tarde de segunda-feira, 2, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Madalena tiveram uma enriquecedora aula ecológica no Barco Escola e durante a atividade, observaram a fauna, a flora e os impactos da ação humana no ecossistema, para desenvolver uma percepção crítica e responsável sobre a preservação ambiental.
Para a secretária da Smed, Aurelise Braun, a atividade é uma ação integrativa. “A experiência proporcionada pelo Projeto Rio Limpo é um exemplo de como é possível aliar educação, cultura e sustentabilidade em prol da formação de cidadãos conscientes e atuantes”.
A diretora da Emef, Simone Jeronimo, ressaltou a importância de iniciar esse diálogo com os alunos. “É fundamental que as crianças entendam, desde cedo, a relevância de cuidar do meio ambiente. Projetos como este despertam nos alunos o senso de responsabilidade ecológica, algo que deve ser construído ao longo da vida.”