O prefeito Luiz Zaffalon acompanhou na manhã desta segunda-feira a retomada das obras na ERS-118 com a Av. Centenário.
“É a obra viária mais importante da história de Gravataí”, avalia, lembrando que “pelo menos metade da cidade entra ou sai por ali”.
A projeção do secretário de Infraestutura do Estado, Juvir Costella, é de que a elevada seja entregue até o final deste ano.
Em 23 de abril o trânsito na elevada da ERS-118 tinha sido parcialmente liberado, na primeira fase da obra que começou em 2022 e chega aos 80% de execução.
Orçada hoje em R$ 48 milhões e com 1,4 km de extensão, a chamada ‘elevada’ é parte de um projeto maior de modernização da ERS-118, rodovia estratégica para a economia da Região Metropolitana de Porto Alegre.
A obra é custeada com recursos do governo do Estado e conta com apoio técnico da Prefeitura de Gravataí, que garantiu auxílio no posteamento e na segurança.
Desde a mudança, os veículos que seguem no sentido Sapucaia do Sul/Gravataí passam a trafegar pela pista principal da elevada, aliviando o fluxo que antes era desviado por vias laterais e liberando o trânsito sob a trincheira que dá acesso ao polo industrial e à Freeway.
A liberação permite que veículos vindos da Avenida Centenário em direção à Freeway realizem o retorno sem cruzar a via principal, reduzindo pontos de conflito. Além disso, a trincheira liberada conecta diretamente o Distrito Industrial a Porto Alegre e ao Litoral Norte, facilitando o trajeto de milhares de trabalhadores e caminhões.
Até o fim de 2025, está prevista a conclusão total da ERS-118, incluindo a liberação da faixa principal no sentido Viamão/Sapucaia do Sul e o acesso à Avenida Centenário por meio do viaduto.
Investimentos em toda a rodovia
A ERS-118, que tem um tráfego diário de cerca de 30 mil veículos, vem passando por uma série de intervenções. Entre Sapucaia do Sul e a Freeway, 96% do trecho já está duplicado, com três passarelas concluídas e mais duas em planejamento (investimento de R$ 28 milhões).
Outros trechos, como Itapuã/Hospital Colônia, receberam pavimentação, enquanto o trecho Viamão-Lami avança com R$ 53 milhões em obras.
A segurança também ganhou reforço: muretas New Jersey estão sendo instaladas entre Cachoeirinha e Gravataí para evitar invasões de pista. Já em Gravataí, uma nova trincheira na Avenida Brasil, com investimento de R$ 15 milhões, está em fase de projeto e deve começar ainda em 2025.