Nesta semana, alunos do ensino fundamental I de quatro escolas municipais de Gravataí têm a oportunidade de assistir ao espetáculo de teatro de bonecos “O Macaco Simão e o Mistério do Rio”, uma produção que mistura humor, aventura e importantes mensagens sobre preservação ambiental e convívio social.
O projeto, realizado pela L.C.Vilanova Projetos Culturais com recursos do *Edital 025/2023 – LPG Gravataí – Multicultural* do Ministério da Cultura e Governo Federal, conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Gravataí.
A história do macaco aventureiro
A peça narra as peripécias de Simão, um macaco skatista e malandro, mas também sonhador e confiante nas pessoas. Sua maior paixão são as bananas douradinhas, e ele acredita que elas nunca estarão ameaçadas pela poluição, desmatamento ou má qualidade da água. No entanto, sua jornada em busca de novas bananeiras o coloca em situações confusas, revelando problemas como caça predatória, discriminação e exclusão.
Com um enredo leve e divertido, a história aborda temas como amizade, solidão, aceitação e, principalmente, a importância de preservar a natureza e os animais.
Ficha técnica e produção
O espetáculo tem texto e direção de Ricardo Zimmer e Sérgio André, que também atuam como manipuladores dos bonecos ao lado de Tarcízio Oliveira. A trilha sonora original é criação de Ricardo Freire, enquanto os bonecos foram confeccionados por Paulo Balardin, Charles Kray e o Grupo Pregando Peça.
A cenografia foi desenvolvida por Lara Coletti e Charles Kray, e o figurino ficou a cargo do Grupo Pregando Peça. A produção executiva é da Engenho da Arte, e a programação visual é assinada por Elias Ramires Monteiro.
Serviço
As apresentações acontecem em diferentes escolas municipais:
- EMEF Presidente Getúlio Vargas – 07/07, às 15h
- EMEF Raymundo Scherer – 08/07, às 14h15
- EMEF Jardim Florido – 09/07, às 14h30
- EMEF Santa Rita – 10/07, às 15h30
Para mais informações, o contato é (51) 99974-0934.