SEGURANÇA

Operação em Gravataí mira tráfico e revela facções agindo de dentro de cadeias

A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (17/7) a Operação Vicus X, ação coordenada pela 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (1ªDIN/Denarc) para combater uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas. Entre as 24 ordens judiciais cumpridas no estado, parte delas foi executada no Sistema Penitenciário Estadual de Gravataí, além de Canoas e Charqueadas.

A operação resultou em nove prisões e a apreensão de celulares, além de 14 mandados de busca e apreensão em residências nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Canoas e Charqueadas. Os alvos incluíram tanto integrantes atuantes nas ruas quanto líderes que supostamente comandavam as atividades criminosas a partir dos presídios.

O delegado Alencar Carraro, diretor de Investigações do Denarc, destacou que a operação busca “enfraquecer o poder financeiro e estrutural das organizações criminosas”, reforçando a presença do Estado em áreas afetadas pelo tráfico. “As medidas cautelares em andamento visam angariar provas para responsabilizar todos os envolvidos, especialmente as lideranças do narcotráfico no RS”, afirmou.

Já o delegado Carlos Wendt, diretor do Denarc, reforçou o compromisso da Polícia Civil com a segurança pública, afirmando que a operação visa “descapitalizar as organizações criminosas e punir suas lideranças”.

A ação evidenciou a atuação de facções mesmo dentro do sistema prisional, com mandados cumpridos em presídios de Gravataí e região. A investigação segue em andamento, com expectativa de novas prisões e apreensões.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade