Adolescentes de 15 a 19 anos que nunca se vacinaram contra o HPV têm uma nova chance de se proteger contra doenças graves como os cânceres de colo do útero e de pênis. A Prefeitura de Gravataí prorrogou até dezembro a campanha de imunização que, inicialmente, se encerraria em 31 de julho. A vacina está disponível de forma gratuita em todas as 30 unidades de saúde do município.
A iniciativa é voltada a jovens de ambos os sexos que não se vacinaram na idade recomendada — entre 9 e 14 anos — e busca aumentar a cobertura vacinal em uma faixa etária que não está incluída na rotina regular de vacinação. A aplicação é feita em dose única e a meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é alcançar pelo menos 90% do público-alvo.
“Vacinas ajudam a salvar vidas, e essa estratégia de resgate de não vacinados tem justamente esse propósito. Nossas equipes de saúde estão à disposição para essas ações. Procurem a unidade de saúde mais próxima para garantir a proteção”, afirma o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação. Quem já recebeu a vacina anteriormente não precisa de dose de reforço.
Além dos adolescentes de 15 a 19 anos, a imunização contra o HPV continua fortemente recomendada para meninos e meninas de 9 a 14 anos. A vacina também é indicada para outros grupos específicos, como pessoas imunossuprimidas, vítimas de violência sexual e indivíduos com condições de saúde que permitem a imunização até os 45 anos de idade.
Segundo dados da Secretaria da Saúde, Gravataí aplicou 2.564 doses da vacina contra o HPV em 2025, considerando todas as faixas etárias.
Serviço
: O quê: Vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados anteriormente
: Quando: Até dezembro de 2025
: Onde: Em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí
: Documentos necessários: Documento de identidade e caderneta de vacinação.