A Prefeitura de Gravataí deu início, nesta sexta-feira (1º), às atividades do Agosto Dourado, campanha que destaca a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê. A abertura oficial ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) Érico Veríssimo, reunindo gestantes, mães, profissionais da saúde e artistas em uma programação que uniu informação, acolhimento e expressões culturais.
O evento contou com roda de conversa, esquete teatral e arte gestacional, marcando o início de uma série de ações que serão realizadas ao longo do mês em diversas unidades de saúde do município. O objetivo é conscientizar a população sobre os inúmeros benefícios da amamentação e promover um ambiente de apoio às mães em fase de gestação e puerpério.
Para a nutricionista Juliana Carneiro, coordenadora do Centro Especializado em Nutrição e Qualidade de Vida (CENQ) e tutora na Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), o leite materno é um verdadeiro alimento-vida.
“Além de ser prático e seguro, o leite humano contém todos os nutrientes essenciais ao bebê, protegendo contra infecções e doenças crônicas. E os efeitos positivos vão muito além da infância, impactando a saúde por toda a vida”, explicou.
Juliana reforçou ainda que a amamentação exclusiva deve ocorrer até os 6 meses de idade, sem qualquer outro alimento ou líquido, sendo posteriormente complementada com alimentação saudável até os 2 anos ou mais. A especialista também apresentou técnicas práticas e posições adequadas para facilitar a amamentação, além de destacar a importância do cuidado com a saúde física e emocional das mães durante esse período.
Relatos de quem vive a experiência
Participando da ação com o filho João Pedro, de 5 meses, Juliana Santos da Cunha emocionou os presentes ao relatar sua trajetória com a amamentação.
“Desde o início do pré-natal, fui acolhida e orientada pelas equipes de saúde. Isso fez toda a diferença para que eu me sentisse segura e informada. Hoje, compartilho esse conhecimento com outras mães”, disse.
Cultura e vínculo: o poder da arte na gestação
Um dos momentos mais sensíveis do encontro foi a realização da arte gestacional, conduzida por visitadores do programa Bebê Saúde/PIM. A técnica de pintura sobre o ventre das gestantes estimula o vínculo entre mãe e bebê, proporciona relaxamento e reforça o olhar afetivo sobre o processo da gestação.
Em seguida, a emoção deu lugar à poesia com a apresentação da esquete teatral “Ação do Amor”, encenada pelas alunas Edina Santos, Nelzi Queiroz e Tanya Lys, sob direção de Silvia Maciel, da Secretaria Municipal de Cultura.
“Essa esquete representa o cuidado materno em sua essência. É a união da saúde com a arte para tocar as famílias de forma sensível e humana”, destacou Silvia.
O Agosto Dourado segue com ações educativas e interativas durante todo o mês.