SUSTENTABILIDADE

Curso de jardinagem qualifica moradores de Gravataí e revitaliza espaços públicos

Com o objetivo de desenvolver habilidades práticas e estimular o cuidado com o meio ambiente, a Prefeitura de Gravataí promoveu, nesta semana, um curso gratuito de jardinagem voltado à comunidade. A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Capacitação (SMDHC) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Gravataí, capacitou 13 participantes entre segunda (4) e quarta-feira (6), no Centro Administrativo José Loureiro da Silva.

Durante os três dias de formação, os alunos mergulharam em conteúdos teóricos e práticos sobre jardinagem, aprendendo desde a identificação de plantas até técnicas de correção do solo, adubação, irrigação, controle de pragas e revitalização de jardins. A própria sede da Prefeitura serviu como laboratório vivo, sendo parcialmente revitalizada pelos participantes ao longo das aulas.

“Incentivar esse contato com o meio ambiente é fundamental para que possamos, entre outros objetivos, ajudar a transformar espaços públicos e privados em locais mais sustentáveis. Nosso propósito é exatamente esse: capacitar e qualificar a população de Gravataí para os mais variados campos de atuação”, afirmou a secretária Mari Léia Bastiani, titular da SMDHC.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcelo Muller, instrutor do curso pelo Senar, a formação proporcionou aos alunos ferramentas para iniciarem ou melhorarem projetos de jardinagem em suas casas, comunidades ou até mesmo como atividade profissional. “Foram abordadas noções importantes para qualquer pessoa interessada em cuidar de jardins de forma técnica e consciente, com foco na sustentabilidade e na estética dos ambientes”, explicou.

Aprendizado que floresce em casa

Entre os participantes estava Marinez Schramm, pedagoga aposentada, que se inscreveu pela primeira vez em um curso da área ambiental. “É um curso muito interessante. Estou sempre querendo aprender algo novo, e essa foi uma ótima oportunidade para saber mais sobre as plantas, como reavivá-las e cuidar da acidez do solo”, relatou. Agora, ela pretende aplicar o que aprendeu no próprio jardim.

A mobilizadora do Senar em Gravataí, Isabel Cristina Castro, destacou que novas turmas estão previstas ainda para este ano, tanto de jardinagem quanto de outras capacitações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à área rural. No mês passado, por exemplo, o curso de Gestão Rural reuniu 15 participantes, reforçando o compromisso da cidade com a qualificação profissional.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade