ASSISTÊNCIA SOCIAL

Gravataí une forças para transformar vidas nas ruas

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), realizou nesta quarta-feira (13) o IV Seminário Caminhos para a Transformação. Organizado pela Rede Rua, extensão da SMFCAS, o evento abordou temas como respeito, autonomia e redução de danos no atendimento à população em situação de rua.

A programação, que ocorreu na Câmara de Vereadores, foi voltada pela manhã a profissionais das áreas de assistência social e saúde, e aberta ao público no período da tarde. O encontro integra a Semana de Luta da População em Situação de Rua e reuniu representantes de diferentes setores para discutir avanços, desafios e estratégias de atendimento.

Segundo o secretário da SMFCAS, Leandro Ferreira, o município tem investido em ações de reinserção social, proteção contra a violência e ampliação do acesso a direitos. Entre as iniciativas, destacam-se os serviços do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que oferece desde alimentação até apoio para retorno ao mercado de trabalho. “Hoje disponibilizamos 30 pontos de cozinhas abastecidos pelo setor de segurança alimentar, além de serviços exclusivos pelo Centro POP e pela Casa do Bem”, destacou Ferreira.

Os coordenadores do POP Rua de Gravataí enfatizaram a importância da atuação conjunta entre assistência social, saúde, segurança pública e direitos humanos. Para o coordenador do Abrigo Adulto, Vinícius Porcher, essa articulação amplia o acesso e facilita o atendimento: “Quando temos mais políticas intersetoriais trabalhando juntas, conseguimos superar barreiras e pensar no coletivo.”

A coordenadora do Centro POP, Pricilla Bastos, reforçou que é preciso olhar para as especificidades da população em situação de rua para garantir um atendimento mais eficaz.

O evento também abriu espaço para a voz dos usuários dos serviços. Paulo Ricardo Machado relatou sua experiência de superação após dois meses vivendo nas ruas: “Sou imensamente grato pela mudança de vida que tive com o apoio do Centro POP, da Casa do Bem e do Abrigo Novos Horizontes. Hoje consegui voltar a trabalhar na minha área.”

A programação incluiu palestras com Eliana Lazzarotto, sobre atendimento em saúde, e Carlinhos Guarnieri, que tratou da reintegração social de pessoas egressas do sistema prisional. Na terça-feira (12), como parte da Semana de Luta, foi realizada uma roda de conversa na Casa do Bem, debatendo avanços e desafios da luta em defesa dessa população.

Além dos representantes da SMFCAS, participaram do seminário integrantes do Movimento Nacional da População de Rua, profissionais de saúde mental e lideranças comunitárias.

Serviços de apoio à população em situação de rua em Gravataí:

Centro POP – Construindo o Amanhã
: Rua Heitor de Jesus, nº 71, Centro
: Diariamente, das 7h às 19h
: (51) 3600-7839 / (51) 3600-7039 | WhatsApp: (51) 9 9238-8091

Casa do Bem
: ERS 118, nº 3155, Cohab C
: Acolhimento diário, 19h15 às 20h
: Capacidade: 40 vagas (30 masculinas e 10 femininas/LGBTQIA+)
: Permanência inicial de 15 dias, renovável até 90 dias
: (51) 3600-7777 | 📧 smfcas.casadobem@gravatai.rs.gov.br

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade