O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Gravataí (IPG) promoveu, nesta quarta-feira (20), o 1º Seminário dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O encontro teve como objetivo atualizar gestores sobre aspectos técnicos, debater inovações legais e tecnológicas e reforçar a importância da governança e da responsabilidade na administração previdenciária.
Realizado no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, o evento reuniu cerca de 150 participantes, entre gestores, servidores, conselheiros, secretários municipais, vereadores e representantes de diversos municípios gaúchos.
Governança e segurança previdenciária
O prefeito Luiz Zaffalon destacou a relevância do debate para o futuro do município e para a confiança dos servidores. “Esse é um tema muito importante, atual e que deve ser debatido permanentemente. Buscamos sempre ter a maior rentabilidade possível para que o IPG seja aquilo que todos desejam: um serviço com consistência, profissionalismo e seguro para os servidores municipais”, afirmou.
Zaffa também lembrou da Lei Complementar nº 1, de 2021, que estabeleceu as regras para o RPPS de Gravataí, reforçando a importância de bases sólidas para a sustentabilidade do regime.
O diretor-presidente do IPG, Rafael Evaldt, ressaltou que a gestão previdenciária exige constante atualização. “Estamos, cada vez mais, investindo em uma gestão moderna, que une eficiência administrativa e rigor técnico, mas sem perder de vista o lado humano. Sabemos dos desafios que envolvem a administração previdenciária. Por isso, encontros como esse são fundamentais para construirmos soluções conjuntas, trocar experiências e garantirmos a sustentabilidade e a transparência dos regimes próprios.”
Participação regional e painéis técnicos
O seminário contou com a presença de representantes de mais de 15 municípios gaúchos e ofereceu palestras sobre temas como: base de dados e estudos atuariais; planejamento previdenciário e aposentadorias especiais; gestão de investimentos; gestão do RPPS e pontos de atenção; perspectivas econômicas e pró-gestão e eficiência.
O secretário municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Keller Severgnini, reforçou o compromisso do município com a transparência. “Em Gravataí, debatemos a previdência de forma clara e transparente. O IPG, neste sentido, desempenha um importante e vital papel para o servidor municipal.”
O evento também teve caráter solidário, com a arrecadação de alimentos para o Banco de Alimentos de Gravataí. Realizado em parceria com a Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (Agip) e a Referência Educação, o seminário contou ainda com o apoio das instituições financeiras Bradesco, Banrisul, Sicredi e Itaú, além do Sindilojas Gravataí.