O projeto “Movimentaí: o que vou vencendo na infância?”, criado em Gravataí, vem promovendo, desde 2024, atividades artísticas e educativas em diversas cidades do Rio Grande do Sul, com foco no desenvolvimento integral das crianças e na valorização da cultura e do movimento como ferramentas pedagógicas.
A primeira ação do projeto levou 777 alunos de escolas municipais de Gravataí ao teatro do SESC para assistirem ao espetáculo “Movimentaí: saia da sua bolha”. Durante a visita, todas as crianças receberam livros gratuitos com atividades sobre o espetáculo, totalizando 1.000 exemplares distribuídos também em escolas de Porto Alegre e da região metropolitana. Os livros estimulam as crianças a desenhar, pintar e conhecer a história do espetáculo.
Formação de professores
Em 2025, o projeto promoveu formação para professores de cinco escolas públicas do RS, entre elas: EMEB Professor Ivo Antônio Rech (Cachoeirinha), E.E.E.F. Professor Milton Pacheco (Osório), EMEB Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha (Porto Alegre), EMEF Professora Guilhermina Do Amaral (Alvorada) e EMEF Osório Ramos Corrêa (Gravataí).
As atividades foram ministradas por Sil Maciel e Silvia Maciel, com duas mini palestras online com Kassius Nitzke, especialista em Educação Física e gestão esportiva, e Airton Tomazzoni, jornalista, coreógrafo, roteirista e diretor. Durante a formação, os professores também participaram de uma atividade de dança com a música “Movimentaí”.
O objetivo da formação foi fornecer ferramentas pedagógicas que auxiliem as crianças a compreender e lidar melhor com suas emoções, reconhecendo o movimento como elemento essencial na infância. Cada escola participante recebeu certificado de participação e teve suas bibliotecas contempladas com 10 livros do projeto.
Oficinas culturais e homenagens
Como quarta e última ação, o projeto desenvolveu três oficinas culturais voltadas para teatro, dança e musicalidade infantil, permitindo que as crianças experimentassem, se divertissem e se engajassem nas atividades.
O projeto também prestou homenagem a profissionais de saúde que se destacaram durante a pandemia, entregando cestas de café da manhã e certificados como reconhecimento do trabalho realizado.
O projeto foi realizado com recursos da Lei Complementar 195/2022 e contemplado no Edital LPG – Cultura e Educação, reforçando o compromisso com a formação cultural e educativa das crianças e profissionais da educação no estado.