O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, oficializa neste sábado (30) sua filiação ao PSD, em um grande ato político em Porto Alegre. O evento, intitulado “O Futuro está Chamando – Encontro de Filiações”, celebra a filiação do governador Eduardo Leite e reunirá nomes como o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Kassab e Leite já assinaram a ficha de Zaffa na noite desta sexta-feira.
A troca de legenda já vinha sendo construída nos bastidores. Zaffa anunciou na última segunda-feira sua saída do PSDB, partido ao qual havia se filiado em 2020, após deixar o MDB e romper com o ex-prefeito Marco Alba. A decisão de agora, afirma, é reflexo da lealdade política ao governador, também um ex-tucano.
“Gravataí deve muito ao governador. Eu, como prefeito, prometi a ele que o seguiria onde fosse. Acho um grande governador, um grande político. De centro, como eu, mais à direita. Um cara que fala a minha linguagem e tenta construir uma coisa melhor para o Estado, assim como construo para Gravataí”, disse Zaffa ao Seguinte:; leia mais em Prefeito de Gravataí se desfilia: os porquês de Zaffa seguir Leite na troca do PSDB pelo PSD; o ontem, o hoje e o amanhã.
Reconfiguração em Gravataí
A filiação de Zaffa ao PSD reforça a legenda no RS e também no município, onde já é representada pelo deputado estadual Dimas Costa, aliado próximo tanto do prefeito quanto do governador. Dimas desistiu da disputa pela prefeitura em 2024 para apoiar Zaffa, foi alçado deputado em articulação entre o prefeito e o governador e, com apoio do grupo, concorre à reeleição em 2026.
Zaffa convidou ainda os quatro vereadores eleitos pelo PSDB em Gravataí — Alex Peixe, Bino Lunardi, Márcia Becker e Clebes Mendes — a acompanhá-lo na mudança partidária. Os três primeiros já manifestaram intenção de seguir o prefeito.
Enquanto isso, o PSDB local deve permanecer sob influência do grupo governista, com o secretário de Infraestrutura, Laone Pinedo, assumindo a presidência municipal.
Investimentos e alinhamento político
A parceria entre Zaffa e Leite é marcada não apenas pela afinidade política, mas também pela garantia de recursos estaduais para Gravataí. Entre os investimentos e anúncios recentes estão a elevada da ERS-118, o acesso da rodovia à Avenida Brasil, as duplicações da ERS-020 e da emergência do Hospital Dom João Becker, além de uma escola modelo no loteamento Breno Garcia e obras de contenção de enchentes. Somados, os aportes chegam a quase R$ 500 milhões.
Além disso, Leite foi quem comunicou a Zaffa o interesse de empresários em investir R$ 400 milhões na instalação do Instituto de Tecnologia e Computação (Itec) em Gravataí, projeto filantrópico que pretende formar cientistas e transformar a cidade em referência nacional.
PSD em ascensão
O evento deste sábado, no auditório da Amrigs, na zona leste de Porto Alegre, simboliza a expansão do PSD no Rio Grande do Sul. Atualmente, a sigla conta no Estado com 12 prefeitos, um deputado federal e um deputado estadual, além do próprio governador.
Além de Kassab, Leite e Silveira, vão participar do encontro o vice-presidente nacional do PSD, deputado Antônio Brito (BA); o presidente da sigla em Santa Catarina, Eron Giordani; o presidente da Assembleia catarinense, deputado Julio Garcia; e o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, entre outras lideranças políticas.
A mudança partidária também projeta Zaffa para um novo papel em 2026. Zaffa deve ser o ‘Grande Eleitor’ de Dimas, testando a capacidade de transferir votos e consolidar seu legado político na cidade.