A manhã desta quinta-feira (18) marcou a inauguração das primeiras ecobarreiras de Gravataí, instaladas entre as ruas São Cristóvão e Santo Antônio, no bairro Vila Branca. As estruturas têm como objetivo reter resíduos descartados irregularmente nos arroios, contribuindo para a prevenção de enchentes e alagamentos, além de melhorar a qualidade da água da região.
As barreiras foram construídas a partir de materiais reciclados pela Cooperativa Cotracar, que também ficará responsável pelo encaminhamento correto dos resíduos recolhidos. De acordo com a Prefeitura, a instalação servirá como um “termômetro” do descarte irregular na cidade.
Durante a cerimônia, realizada na sede do Resgate Anjos do Asfalto, o prefeito Luiz Zaffalon ressaltou a importância da iniciativa como ferramenta de conscientização.
“Lentamente, a sociedade está evoluindo e dando valor ao serviço realizado pela coleta seletiva. Com as ecobarreiras veremos o quanto ainda a população precisa aprender sobre educação ambiental e descartes corretos”, afirmou.
O vice-prefeito, Dr. Levi Melo, destacou o protagonismo do município.
“Durante o período de enchentes, a nossa cidade já mostrou que fez o dever de casa de forma correta, sendo pouco atingida. A instalação das ecobarreiras mais uma vez coloca Gravataí como um exemplo a ser seguido pelas cidades vizinhas”, disse.
Projeto prevê 11 ecobarreiras
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), Denner Gelinger, Gravataí deve receber outras dez estruturas semelhantes.
“Faremos mais 10 instalações em breve. O modelo adotado em Gravataí de fato é eco: a barreira não polui, não ameaça os animais que passam pelo arroio e só traz benefícios e melhorias”, explicou.
Também participaram da inauguração o secretário adjunto da Sema, Diego Moraes, o presidente da Câmara de Vereadores, Clebes Mendes, a promotora Roberta Casagrande, o representante da Cotracar, Alexandre Gaúcho, além de integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí.